Observatório
- Indústria
- 28 de mai. 12
Acessibilidade: calçados especiais para pessoas especiais
A demanda por calçados adaptados para pessoas especiais cresce a cada dia, entretanto o mercado não acompanha a fabricação de peças que atendam esse público.
A demanda por calçados adaptados para pessoas especiais cresce a cada dia, entretanto o mercado não acompanha a fabricação de peças que atendam esse público. São homens, mulheres, adolescentes e crianças, obesos e defi cientes físicos, que precisam de calçados que ofereçam conforto, segurança e beleza.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), no período de 2002 a 2003,
identifi cou que quase 39 milhões dos brasileiros estavam acima do peso, sendo 40,6% da população adulta, o que representava quase 11 milhões de obesos. Nesse universo 12,7% da população eram mulheres adultas e 8,8% homens adultos.
No caso dos deficientes físicos não há um dado estatístico específico, entretanto a demanda por
calçados para pessoas que possuem diferenças na altura dos solados, que necessitam de apenas um calçado, tamanhos diferentes dos pés ou com um membro inferior amputado é grande. Mas para atender de maneira correta esse público é fundamental possuir conhecimentos técnicos e saber, por exemplo, da importância da antropometria, que trata das medidas do corpo humano, a qual é obtida pela aplicação do método científico e serão calculadas as medidas físicas nos seres humanos.
O objetivo da antropometria é apontar as diferenças biológicas e sócio-culturais, entre os indivíduos e grupos sociais, para obter informações dos padrões. Sem dúvida, os calçados são peças-chave no guarda-roupa feminino e por isso elas desejam peças confortáveis, mas também bonitas. Atualmente, já existem empresas que trabalham para pessoas com deficiências, principalmente no setor do vestuário, mas há um mercado muito grande ainda a ser atendido. Por isso esse relatório pretende apresentar aos empresários calçadistas informações relevantes sobre o tema e exemplos de empresas que já atuam com esse nicho de mercado.