Observatório
- Indústria
- 27 de jun. 11
Arquitetos e decoradores como nicho de mercado
Atingir nichos de mercados é uma das estratégias utilizadas pelo setor moveleiro para focar em determinados clientes-alvo e aumentar as vendas
Uma análise feita sobre a comunicação realizada pela indústria moveleira nacional demonstra que, de forma geral, suas ações são direcionadas principalmente para os consumidores e não para todos os públicos de interesse . As grandes indústrias são as que procuram atingir uma parcela maior de seu público-alvo - que inclui arquitetos e decoradores.
As pesquisas também acusam que o planejamento estruturado da comunicação existe nas empresas de grande porte de móveis planejados, mas nas Micro e Pequenas Empresas, as MPEs, esta comunicação é incipiente .
Da análise das práticas utilizadas pelas empresas , conclui-se que a comunicação com foco em nichos de mercado é a que apresenta maiores resultados.
As empresas de arquitetura e design são um destes nichos, responsáveis pela definição dos espaços que ocuparão os móveis. Escala e proporções, o ritmo das fachadas, os efeitos causados pela textura dos materiais, a transcendência da luz natural na configuração interior, a importância da cor para as superfícies e a influência da acústica na forma de sentir esses espaços são alguns dos fatores.