Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Clube de Compras e Compras Coletivas: Estratégia de Web Marketing
Este relatório tem por objetivo apresentar essas novas modalidades de e-commerce como potenciais canais de divulgação da marca e atração de novos clientes
As empresas de calçados, constantemente, estão em busca de novas formas de comercialização para atingir um maior número de clientes. Recentemente, dois novos modelos de promoção via web tem se apresentado como importantes canais de divulgação e comercialização de produtos e serviços no Brasil: os Clubes de Descontos e os Sites de Compras Coletivas.
Estas modalidades de e-commerce, em princípio, parecem como canais de comercialização, mas de fato são canais de divulgação e atração de novos clientes, pois operam com descontos substanciais (que variam de 40% à 90% de desconto), o que não torna o canal sustentável.
A modalidade mais indicada às empresas calçadistas são os clubes de descontos, lojas virtuais que comercializam a um grupo de clientes (cadastrados) produtos de marca com descontos interessantes. Importantes marcas de calçados utilizam este canal como um meio de fortalecer a imagem e atrair novos clientes. Porém, para que as operações sejam exitosas, é necessário planejar as ações antes, durante e após a promoção. Em outras palavras, antes da operação, é preciso avaliar as condições dos sites, o custo X benefício, os resultados esperados. Feito isso, será preciso atender os clientes com estratégias de fidelização.