- Agronegócio
- 14 de ago. 23
Ações para reduzir o desperdício de água no agronegócio
Conheça ações eficazes para aplicar no campo e garantir a redução de desperdício de água no agronegócio.
A água é um recurso natural de extrema importância para o Brasil, sendo utilizada em diversos setores para atender às necessidades da sociedade. No entanto, um fator preocupa a longo prazo: o desperdício de água.
Segundo relatórios, em 2021, foram retirados expressivos 2.172,18 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água dos mananciais do país. E dessas quantidades, mais da metade foi para atividades de setores de fundamental importância para o agronegócio. Todavia, quase metade dessa água não é utilizada de fato e é perdida (retirada e não aproveitada).
Além disso, as mudanças climáticas que podem impactar diretamente a disponibilidade de água, são também alarmantes. Pois afetam os padrões de chuvas e aumentam a frequência de eventos extremos, como secas e enchentes, e a evaporação dos mananciais.
Devido ao cenário, este relatório visa fornecer informações importantes sobre o uso da água no agronegócio no Brasil, considerando especialmente as pequenas propriedades rurais. Confira o que você encontrará no estudo:
- Panorama da utilização de água na agricultura e agropecuária no Brasil;
- Principais desperdícios nas propriedades rurais e como minimizá-los;
- Práticas para otimizar o uso e armazenamento da água na propriedade rural;
- Políticas públicas e iniciativas que incentivam a economia de água no campo.