Observatório
- Indústria
- 05 de out. 18
Lean construction
Otimização de processos produtivos e redução de custos para o segmento de Casa & Construção
Para entender a lean construction (construção enxuta), é necessário entender antes a sua origem na metodologia lean manufacturing (fabricação enxuta) que surgiu no Japão na década de 1980 com o objetivo de tornar mais ágil a produção de automóveis no país.
Lauri Koskela em 1992 traz a metodologia lean para o ambiente da construção civil, adaptando seu uso e princípios para a realidade da gestão de um canteiro de obras. Dessa forma, o lean construction objetiva a redução de custos e a diminuição dos prejuízos de uma construção, assim como otimiza o processo para que a entrega dos empreendimentos seja feia dentro do prazo. Confira o que você vai encontrar neste relatório:
Diferença da construção tradicional e construção enxuta. O que mudou na construção tradicional com o surgimento da construção enxuta e como isso implica maior valor agregado aos produtos entregues.
Você verá a importância de agregar valor aos produtos, e de reduzir atividades de fluxos, e como isso beneficiará o seu negócio.
Fluxos de conversão da lean construction. Quais são os quatro fluxos e como desempenhá-los corretamente garantindo a conversão deles no produto final que será entregue.
São sete princípios fundamentais da lean e no relatório você conhecerá cada um deles, e dicas de como aplicar no dia a dia da sua empresa.
Conheça os benefícios e desafios de implementar a metodologia no seu negócio e dicas práticas de como realizar essa implementação.
Além dos princípios, serão indicadas ferramentas que tornarão possível transformar o modelo de construção tradicional em um modelo enxuto.
Faça o download gratuito do relatório e confira essas e outras informações na íntegra.