- Agronegócio
- 28 de mar. 12
Leite à base de pasto
A produção de leite à base de pasto é um sistema que visa o aumento da renda e o lucro do produtor, deixando como secundária a produção animal, seja de leite ou carne
O sistema é conhecido tecnicamente como Pastoreio Racional Voisin, modo de manejo da pastagem que preconiza a divisão da área de pasto em vários piquetes em que são fornecidos água e sal mineral aos animais.
Mas o produtor precisa observar as vantagens e desvantagens ao adotar esse sistema e para dar início à atividade também é fundamental analisar alguns itens que são: qual o valor necessário para iniciar a produção, ter um nível de conhecimento do método, saber a mão de obra que será empregada, a raça/genética das vacas, o clima do local, a fertilidade, o tipo do solo, a topografia, avaliação das atuais instalações da propriedade, a produção por hectare a ser atingida e o prazo para retorno do investimento.
É importante destacar que não existe um sistema melhor ou pior do que o outro. O que existem são métodos, alguns bem e outros mal conduzidos, seja no pasto ou no confinamento.
Este relatório possibilita ao produtor uma visão geral do sistema para que ele, assim, possa concluir se essa é uma boa oportunidade para elevar a renda e reduzir os custos de produção, com a diminuição das despesas em alimentos concentrados, combustíveis e mão de obra.