Observatório
- Indústria
- 30 de abr. 12
Marketing Sensorial: criando sensações para vender mais
Os cinco sentidos humanos podem ajudar a estimular os clientes a comprar mais
Essa estratégia é conhecida como marketing sensorial, criado com a intenção de estabelecer um vínculo emocional da marca com o consumidor, pelo estímulo da visão, audição, olfato, tato e paladar. Os empresários do setor calçadista também podem usufruir dessa ferramenta para inovar.
No Brasil essa ideia ainda é nova, mas na Europa e Estados Unidos a técnica já é bastante difundida. Utilizar cores e iluminação no ambiente para estimular a visão, trabalhar com sons para ativar a audição, proporcionar odores e aromas como o cheiro do couro ou o uso de aromatizantes específicos para estimular o olfato, permitir o toque nos produtos e objetos para satisfazer o tato e oferecer sucos, chás, cafés, petiscos e doces para atrair o paladar são alternativas para criar uma atmosfera de conforto e associar o bem-estar com o impulso das compras.
Diversas empresas já estão se especializando na oferta desses serviços. São opções para a criação de fragrâncias exclusivas, trilha sonora, iluminação, showroom e alimentos. Marcas como Nike, Hering, Brooksfield, TNG e Hope, Osklen e outras já estão usufruindo dos serviços para atrair mais clientes e, consequentemente, alavancar as vendas.
Confira o relatório na íntegra para mais detalhes!