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Comércio
    Relatório de Inteligência
  • Comércio
  • 04 de ago. 11

O Potencial de consumo 2011

O potencial de consumo da população brasileira é um dos balizadores das estratégias de vendas estabelecidas pelas indústrias de móveis

O potencial de consumo da população brasileira é um dos balizadores das estratégias de vendas estabelecidas pelas indústrias de móveis. Nesse relatório, abordaremos o cenário para 2011, de acordo com os dados publicados pela IPC Marketing Editora no estudo IPC Maps 2011.

O estudo assinala que o consumo nacional de móveis será menor em 2011 - R$41,7 bilhões contra os R$42 bilhões registrados em 2010 - e continua migrando da região Sudeste para as demais regiões do país.

As capitais com maior potencial são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Já Palmas (TO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC) apresentam os menores potenciais.

Já os dados relacionados ao consumo por classes sociais, em todas as regiões, apontam que as classes B2, C1 e C2 têm aumentado o potencial de consumo, enquanto a classe E tem diminuído.

As empresas moveleiras podem encontrar, neste novo cenário, tanto aspectos positivos quanto aspectos negativos relacionados à sua competitividade - dependendo da região em que atuam. Existem oportunidades para a abertura de mercados e ameaças pela perda de potencial de consumo de seus clientes atuais.

Para ler mais informações sobre o tema, leia o relatório na íntegra.

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