Observatório
- Indústria
- 04 de ago. 11
O Potencial de consumo 2011
O potencial de consumo da população brasileira é um dos balizadores das estratégias de vendas estabelecidas pelas indústrias de móveis
O potencial de consumo da população brasileira é um dos balizadores das estratégias de vendas estabelecidas pelas indústrias de móveis. Nesse relatório, abordaremos o cenário para 2011, de acordo com os dados publicados pela IPC Marketing Editora no estudo IPC Maps 2011.
O estudo assinala que o consumo nacional de móveis será menor em 2011 - R$41,7 bilhões contra os R$42 bilhões registrados em 2010 - e continua migrando da região Sudeste para as demais regiões do país.
As capitais com maior potencial são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Já Palmas (TO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC) apresentam os menores potenciais.
Já os dados relacionados ao consumo por classes sociais, em todas as regiões, apontam que as classes B2, C1 e C2 têm aumentado o potencial de consumo, enquanto a classe E tem diminuído.
As empresas moveleiras podem encontrar, neste novo cenário, tanto aspectos positivos quanto aspectos negativos relacionados à sua competitividade - dependendo da região em que atuam. Existem oportunidades para a abertura de mercados e ameaças pela perda de potencial de consumo de seus clientes atuais.
Para ler mais informações sobre o tema, leia o relatório na íntegra.