Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Comércio
    Relatório de Inteligência
  • Comércio
  • 27 de jun. 11

Pesquisa de mercado: mecanismo de apoio à tomada de decisão

A pesquisa de mercado é um importante mecanismo para a tomada de decisões acerca de questionamentos para ampliar os negócios

A pesquisa de mercado é um importante mecanismo para a tomada de decisões acerca de questionamentos para ampliar os negócios, como: expandir a área geográfica de atuação, entrar em novos segmentos de mercado, dimensionar a equipe de vendas, posicionar produto ou marca, entre outros.

Desta forma, a pesquisa poderá ser aplicada para identificar share-of-mind, market share, comportamento do consumidor, posicionamento dos preços, etc. Apesar de muitos empresários considerarem que a pesquisa de mercado só poderá ser aplicada por empresas de médio e grande porte, existem técnicas e métodos relativamente simples, como o focus group, survey via internet, além da existência de pesquisas já realizadas por institutos renomados. Como alternativa para empresas de menor porte, pode-se recorrer às universidades, por meio das empresas juniores de administração, as quais têm condições de realizar os estudos a um custo acessível.

O importante é que a pesquisa seja realizada antes da tomada de decisão.

Você precisa acessar sua conta para aproveitar as soluções do Sebrae! Cadastre-se ou acesse sua conta!


Gostou? Acesse agora o conteúdo completo!

Acessar Relatório de Inteligência!

Outros produtos relevantes

+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
+ Saiba mais
Gratuito
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!