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Comércio
    Relatório de Inteligência
  • Comércio
  • 25 de jun. 12

Potencial de consumo de calçados no Brasil em 2012

A IPC Marketing realiza a cada ano um estudo sobre o percentual de consumo no Brasil, focando os dados por regiões e por unidades federativas, além das classes sociais

A IPC Marketing realiza a cada ano um estudo sobre o percentual de consumo no Brasil, focando os dados por regiões e por unidades federativas, além das classes sociais. O conhecimento desses dados levará o produtor de calçado a conhecer de forma mais clara quais classes sociais e quais regiões pretendem gastar mais recursos com os calçados.

O relatório destaca que o potencial para as despesas com calçados no país será de R$ 34 bilhões, neste ano. Sendo que os gastos das famílias com esse bem corresponde a 1,3% da despesa familiar.

As classes B e C serão os principais consumidores responsáveis por 43,5% de todo o consumo do Brasil. Além disso, a maior parte desses consumidores está na região Sudeste e Nordeste, principalmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As regiões Sul e Centro-Oeste também estão em forte crescimento para o consumo, podendo as
empresas calçadistas focarem esforços para a área comercial nessas regiões de forma a conquistar mercados.

O relatório apresenta dados sobre a interiorização do consumo, que não está restrito às capitais. Nesse sentido, os empresários poderão desenvolver ações com foco mais regional para atingir esse público.

Desta forma, os empreendedores poderão criar estratégias de aproximação com novos mercados
e conhecer mais sobre as classes que pretendem investir mais em calçados no Brasil.

Confira o relatório na íntegra!

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