Observatório
- Indústria
- 20 de mai. 20
Práticas sustentáveis: como elas auxiliam o pequeno negócio em momento de crise
Descubra mais sobre a gestão sustentável e como ela pode ser uma forte aliada para economia e ganho competitivo durante e pós-período do novo coronavírus.
Os brasileiros estão cada vez mais conscientes, preocupados com questões ambientais e de sustentabilidade. Dados da Nielsen (2019) indicam que os lares que afirmam ter hábitos e atitudes sustentáveis já somam mais de 7 milhões no país. A geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) é a que mais tem transformado a maneira de consumir, podendo chegar a 40% dos consumidores do mercado de sustentabilidade em 2020, como aponta o Relatório de Inteligência do Sebrae/SC. Pesquisa da McKinsey ainda revela que 67% dos brasileiros procuram comprar produtos de empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. E desde a disseminação da Covid-19, especialistas acreditam que o consumo consciente será o “novo normal”, uma vez que as pessoas estão tendo que prezar mais pela saúde, pensar mais no coletivo e evitar compras em excesso.
Nesse contexto, a pandemia tornou-se um catalisador para sustentabilidade global e deve gerar novas oportunidades de negócios.
Confira neste relatório:
- Números do mercado de produtos sustentáveis e consumo consciente
- Gestão sustentável nas empresas
- Tendências do mercado
- Oportunidades de negócios, casos de sucesso e ações recomendadas