Observatório
- Indústria
- 26 de jul. 13
Profissões da nova economia
O foco cada vez maior do mercado em ações sustentáveis tem gerado um aumento na demanda por profissionais ou negócios especializados em atividades consideradas de futuro
A intenção dessas profissões é transformar empresas dos mais diversos setores econômicos o mais sustentáveis possível.
Esse é um mercado ainda em expansão e que pode ser mais bem aproveitado pelos pequenos negócios. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a perspectiva é que nos próximos anos os postos de trabalho ligados a essas profissões cresçam proporcionalmente a ações mais efetivas desenvolvidas pelo Brasil.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea) revela que em uma lista das 20 atividades econômicas com maior proporção de ocupações, a produção de lavouras permanentes está no topo da lista com maior potencial de demanda, seguida pela pecuária, horticultura e floricultura, além de biocombustíveis, preservação de pescado e tratamento e disposição de resíduos.
Neste relatório, o empresário poderá também verificar alguns cases de empresas que já estão apostando em negócios sustentáveis com excelentes resultados. Diante desse cenário é fundamental que a área de recursos humanos dos pequenos negócios esteja preparada para atrair e selecionar de forma adequada bons profissionais, assim como quem tem a intenção de entrar nesse mercado, com um novo negócio, precisa se capacitar para comprovar conhecimento e capacidade para bem atender.
Atividades sustentáveis, que congreguem o meio ambiente e a sociedade, sem dúvida são o grande mote para o futuro.