Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Indústria
    Relatório de Inteligência
  • Indústria
  • 31 de mar. 11

Seleção de mercados potenciais para exportação de máquinas e equipamentos para a indústria do couro e do calçado

Estudo seleciona mercados em potencial, devendo, a partir deste ponto, realizar os devidos estudos de mercado, para então elaborar o plano de exportação e o direcionamento das ações para o mercado

Para o delineamento dos mercados de exportação, deve-se partir inicialmente da seleção dos mais atrativos, para então proceder aos estudos dos mercados selecionados. O setor de máquinas e equipamentos para os setores do couro e de calçados está trabalhando no plano de exportação com o objetivo de ampliar e diversificar os mercados internacionais.

Deste modo, demanda-se uma análise preliminar para definição de quais mercados em que este setor deve empreender esforços. Tais mercados são considerados atrativos, pois apresentam potencialidade de compra destes produtos. Como se trata do setor de máquinas e equipamentos direcionados à indústria do couro e do calçado, a atratividade perpassa pelos seguintes aspectos (na forma de questões):

1 - Quais são os países produtores de couro e calçados? (mercado-alvo)
2 - Quais são os países exportadores de couro e de calçados? (mercado-alvo e potencial)
3 - Quais são os países importadores de máquinas e equipamentos para o setor couro/calçados?

A partir destes três principais aspectos, foi possível evidenciar os potenciais mercados compradores, com base em uma matriz de decisão. Assim sendo, estes países poderão ser alvo de prospecção comercial das empresas exportadoras.

Dependendo do nível tecnológico das empresas exportadoras, assim como os seus graus de internacionalização, deve-se optar por mercados menos maduros ou mercados mais tradicionais. Como se trata de um plano de exportação para expansão dos negócios internacionais, sugere-se que a atuação se dê de forma regionalizada (em países do mesmo continente, não ultrapassando três) e em países em desenvolvimento. Neste caso, aponta-se: para o mercado europeu, Romênia, Turquia e Polônia; para o mercado asiático (com maiores barreiras culturais, logísticas e tecnológicas - modelo de produção), Vietnã, Índia, Indonésia e Tailândia. Na América Latina, o foco deve ser o México.

Ressalta-se, porém, que este estudo apenas seleciona mercados em potencial, devendo, a partir deste ponto, realizar os devidos estudos de mercado para então elaborar o plano de exportação e o direcionamento das ações para o mercado-alvo.

Você precisa acessar sua conta para aproveitar as soluções do Sebrae! Cadastre-se ou acesse sua conta!


Gostou? Acesse agora o conteúdo completo!

Acessar Relatório de Inteligência!

Outros produtos relevantes

Solicite seu orçamento
JH Soluções.
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Agro em 2024: área de produção rural.
Solicite seu orçamento
Mulher de frente para computador e segurando um bloco de notas enquanto símbolos tecnológicos pairam no ar.
Solicite seu orçamento
Homem e mulher interagindo com inteligência artificial.
Solicite seu orçamento
Homem utilizando calculadora.
Solicite seu orçamento
Esfera branca feita com a técnica de impressão 3D.
Solicite seu orçamento
Pessoas conferindo em um computador sobre o evento de Inteligência Artificial na cibersegurança.
Solicite seu orçamento
Colaboradores da Sisgetep, empresa que auxilia na gestão de facções de vestuário, trabalhando em computadores.
Solicite seu orçamento
Trabalhador da Industria Metalmecânica em sua função de trabalho.
Solicite seu orçamento
Fachada de uma loja da Vida Marinha.
Solicite seu orçamento
Jovem empreendedora sorrindo enquanto trabalha em seu escritório.
Solicite seu orçamento
Mesa com vários itens esparramados, como: xícara de café, tablet, óculos, caneta, papéis com ideias e desenhos.
Solicite seu orçamento
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!