- Agronegócio
- 03 de mai. 11
Umidade de mel: Critérios para a conservação do produto
É importante que o apicultor execute as Boas Práticas de campo na extração, para evitar a fermentação do mel, que causará a perda do produto para a comercialização
A conservação do mel, em relação à umidade, envolve aspectos sobre o processo de maturação do mel, de colheita e de transporte dos favos, além dos aspectos relativos à extração e ao armazenamento. Além das mudanças bioquímicas que envolvem a transformação do néctar em mel, há também a mudança física, relativa à remoção da água do néctar armazenado, obtida pela movimentação do ar pelas abelhas, no interior da colméia, para eliminar o excesso de umidade. Quando os dois processos estiverem completos, as abelhas iniciam o fechamento das células de mel com uma fina película de cera, chamada opérculo.
Todo esse efeito consiste em transformar o mel em um alimento muito estável.
É importante que o apicultor execute as Boas Práticas de campo na extração, para evitar a fermentação do mel, que causará a perda do produto para a comercialização. O refratômetro portátil é uma ferramenta importante, na Unidade de Extração, para determinar o conteúdo de água no mel armazenado nos tambores.
Para obter maiores informações sobre a conservação do mel em relação à umidade, leia o relatório na íntegra.