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Vendas
18 set. 2023

10 dicas para vender mais na sua empresa

O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico, com muito mais concorrência e com clientes cada vez mais exigentes em busca de um ótimo atendimento, prático e que atenda suas expectativas. Por estes e outros motivos, encontrar maneiras de se destacar no mercado e vender mais, nunca foi tão importante.

As vendas eficazes são essenciais para o crescimento de qualquer empreendimento. Para tanto, é necessário conhecimento, estratégias assertivas, auxílio da tecnologia e muito poder de persuasão. Em um mercado competitivo, não há espaço para falhas. É necessário muito profissionalismo e competência, que podem ser adquiridos com a constante busca por informações e através de técnicas de vendas que garantam a eficiência dos processos.

Confira a seguir, 10 dicas para vender mais:

1. Ter um planejamento estratégico de vendas

É importante ter uma estratégia clara e passos definidos durante a venda. O planejamento é sempre o primeiro passo de tudo, e nessa área, serve para orientar, organizar e permitir o monitoramento das etapas que levam um vendedor à realização das vendas.

2. Conhecer o mercado, empresa, produtos e serviços

Ter domínio sobre o que é vendido e sobre a empresa, é extremamente necessário para vender bem e melhor. É preciso saber sobre o que se está vendendo, principalmente os benefícios, características, preço e condições de pagamento, além de conhecer o mercado, os clientes, os concorrentes e os fornecedores.

Tendo essas informações, fica mais fácil oferecer ao cliente uma ideia clara da solução a ser adquirida, bem como convencê-lo que o seu produto/serviço é a melhor opção.

3. Saber lidar com questionamentos

Em todos os tipos de venda, mas, especialmente em complexas, o vendedor precisa estar preparado para enfrentar os questionamentos dos clientes. Aqui o item anterior se encaixa perfeitamente, já que ao passo que se conhece o produto/serviço e suas vantagens, muitas das objeções já podem ser resolvidas. Outra dica que pode ajudar, é ter um roteiro de vendas com possíveis questionamentos e respostas pré-prontas que podem ser utilizadas para contorná-los.

4. Incluir ações de up sell e cross sell

Cross selling seriam as vendas cruzadas, onde o vendedor oferece ao consumidor outros produtos relacionados com o item que ele pretende. Já up selling, consiste em oferecer um desconto em um produto de valor e qualidade superior, para que ele troque o produto escolhido. Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de celulares. Na técnica de cross selling, você vai vender o celular e oferecer acessórios adicionais, como a capa e película. Já na técnica de up selling, você oferecerá um desconto em um modelo de celular que seja melhor que aquele que a pessoa escolheu, e que tenha pouca diferença adicional de preço.

5. Investir constantemente em capacitação

Mais do que apenas exigir resultados, é fundamental oferecer ao vendedor capacitações constantes que o auxiliem a ter a melhor performance. Além do aumento de vendas e do melhor atendimento ao cliente, esse investimento pode retornar à empresa por meio de diferentes benefícios, como: aumento da capacidade intelectual da equipe, melhora do ambiente de trabalho e clima organizacional, aumento da competitividade e produtividade, maior motivação dos colaboradores e melhor cumprimento de prazos.

6. Oferecer a melhor experiência ao cliente

Cada vez mais os clientes têm buscado por boas experiências durante a compra. Hoje, somente preço não é mais requisito para que o consumidor feche um negócio. O atendimento ao cliente ainda é a principal atração de boas vendas. Unindo-o com qualidade dos produtos, variedade de formas de pagamento e facilidades, como entrega, por exemplo, podem ajudar e muito no aumento de vendas.

Algumas dicas: crie uma cultura de valorização do cliente dentro da sua empresa, certifique-se da qualidade de seu produto e do bom funcionamento de processos internos, escute seu cliente, o conheça, entenda suas necessidades e ofereça soluções adequadas para os problemas que ele deseja resolver.

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7. Diversificar os canais de vendas

Essa dica é fundamental para aumentar o faturamento. Se você trabalha somente com o atendimento presencial, aposte em outros canais para ampliar a divulgação dos seus produtos e serviços. Aposte nas redes sociais e caso se enquadre com sua empresa, há opção de investir em Marketplaces ou em e-commerce.

8. Mensurar o desempenho de vendas

É preciso registrar e monitorar todo fluxo e processo de vendas para uma tomada de decisão assertiva. Utilize indicadores-chave de desempenho - KPIs, Customer Relationship Management (CRM) e aposte na inteligência de negócios (BI).

9. Inovar sempre

A inovação se tornou um diferencial competitivo para empresas de todos os portes, principalmente por conta da aceleração da transformação digital. Tenha uma cultura de inovação na empresa, fique atento às tendências, saia da zona de conforto, ofereça meios de pagamentos digitais e utilize inteligência artificial.

10. Oferecer suporte pós-venda

Oferecer suporte pós-venda é fundamental para aumentar a satisfação do cliente e construir relacionamento, garantir a fidelização da carteira, resolver dúvidas e problemas após o fechamento e oferecer um diferencial competitivo.

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