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Transformação Digital
Empreendedorismo
17 jul. 2023

Aproveite as oportunidades do Marketplace na sua empresa

Nos últimos anos, a ascensão das compras virtuais mudou as expectativas dos consumidores, e consequentemente, a necessidade de posicionamento digital das marcas. Hoje, os compradores escolhem onde gastar seu tempo e dinheiro, pesquisam muito de quem comprar, e avaliam fatores como: preço, confiabilidade, prazos de entrega, qualidade e formas de pagamento.

Analisando todo esse potencial de mercado, você já parou para pensar nas oportunidades que o marketplace pode oferecer para o seu negócio? Hoje, grandes empresas brasileiras têm aumentado o faturamento através da plataforma, que, é importante lembrar, oferece benefícios para negócios de todos os portes.

Para nos ambientarmos no assunto, vamos entender o conceito: um marketplace é uma plataforma web ou móvel, que conecta compradores com vendedores e que serve para comercialização de produtos e serviços. As empresas que seguem esse modelo de negócios atuam como intermediárias e obtêm uma taxa, percentual ou fixa, do valor negociado na plataforma. Uma ferramenta virtual que conecta oferta e demanda e monetiza com essa intermediação entre as partes.

Esse formato é um dos mais escaláveis atualmente, tanto que diversas empresas grandes e populares têm aderido, como Amazon, Mercado Livre, Airbnb, Uber, Magazine Luiza e iFood. Por falar em Magazine Luiza, e mostrar um exemplo sólido do sucesso da plataforma, no primeiro trimestre de 2023, pela primeira vez, a marca registrou mais vendas no marketplace do que nas lojas físicas. Foram R$ 4,4 bilhões, enquanto nas lojas físicas, R$ 4,2 bilhões.

Esse case mostra o quanto o marketplace pode beneficiar micro e pequenas empresas, ao anunciarem seus produtos em um espaço que leva o nome de grandes marcas. Continue lendo esse artigo para saber mais!

Confira alguns dados sobre o marketplace:

  • Em 2022, o setor de marketplace no Brasil cresceu 3% em relação ao ano anterior, totalizando 135,6 bilhões em vendas (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico);
  • 2020 foi o ano de maior destaque dos últimos anos, com aumento de 67% em comparação com 2019, totalizando R$ 91,04 bilhões em vendas;
  • Atualmente é o segundo tipo de empreendimento mais adotado no Brasil;
  • O Brasil possui 21.819 startups, destas, 19% adotam o modelo marketplace (Associação Brasileira de Startups via Statista);
  • No mundo, 17.000 startups foram criadas entre 2020 e 2022, sendo 93 brasileiras.
  • Existem mais de 332 unicórnios de marketplace e juntos são avaliados em US$ 5 trilhões;

A pesquisa global feita pela Mirakl “O cenário da adoção do marketplace on-line”, lançada em janeiro de 2022, revela que:

  • O marketplace é a forma mais conveniente de comprar para 86% dos brasileiros;
  • Em escala regional, o Brasil experimentou o maior aumento percentual no uso do consumidor de marketplaces desde 2019;
  • Quase metade (44%) dos consumidores aumentou o uso dos marketplaces nos últimos 12 meses;
  • Consumidores preferem marketplaces porque oferecem melhores preços, seleção de produtos, opções de entrega e experiências de compras;
  • 90% dos “power-shoppers” (consumidores que compram on-line uma vez na semana ou mais) brasileiros gostariam que mais de seus varejistas favoritos tivessem marketplaces on-line;
  • 58% dos compradores brasileiros afirmaram que esperavam aumentar o uso de marketplaces on-line.

O que é marketplace?

Marketplace é um canal em que você pode tanto comprar, quanto vender produtos, utilizando como intermediário um e-commerce mais conhecido. É um site que reúne variadas marcas, com diferentes ofertas e produtos, desta forma, o consumidor tem mais opções de escolha, incluindo preços e condições, e, as micro, pequenas e médias empresas, têm a oportunidade de utilizar grandes lojas virtuais para vender seus produtos.

Um exemplo que pode elucidar o marketplace, é imaginar que seria como um grande centro comercial onde há uma variedade de lojas oferecendo diversos produtos e serviços. Só que nesse caso, ele é on-line!

→ Neste modelo de negócio, a empresa vendedora é responsável por todo o processo logístico e entrega do produto ao cliente.

Confira alguns exemplos de marketplace:

  • E-commerce: Amazon, Enjoei, Lamoda, Tudaço, Mercado Livre.
  • Aluguel de casa: Airbnb, Booking.
  • Serviços jurídicos: Avvo, Legal.io, Jusbrasil, Sigalei.
  • E-learning: Coursera, Udemi, Study Academy, One Education.

Principais tipos de marketplace:

  • B2B: intermedeia negociações entre empresas;
  • E-commerce: conecta vendedores e compradores;
  • B2C: intermedeia negociações entre a empresa e o consumidor;
  • C2C: intermedeia negociações entre clientes;
  • Crowdfunding: intermedeia autores de projetos e financiadores;
  • Peer-to-peer: conecta pessoas que precisam de um produto/serviço com quem vende ou aluga;
  • M-commerce: propicia a compra de diversos bens e serviços através de dispositivos móveis;
  • Auction: conecta compradores e vendedores, de forma que os vendedores fazem lances e competem pelo produto/serviço.

Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Enquanto o marketplace são plataformas que possibilitam a negociação e conversão de vendas entre vendedores e compradores, o e-commerce é uma loja virtual exclusiva de uma determinada marca, que fará a exposição dos seus produtos ou serviços, a fim de converter as vendas.

O desenvolvimento de um e-commerce demanda mais esforço e investimento que um marketplace, já que o empreendedor é a pessoa responsável pela criação e manutenção da loja virtual, além de todo sistema de pagamentos e informações pessoais dos clientes. No marketplace, toda essa responsabilidade e investimento, é da provedora da plataforma. Vamos utilizar um exemplo prático: se sua empresa desejar vender no Mercado Livre, você será usuário da plataforma e poderá anunciar seus produtos, se responsabilizando pelas informações da publicação e entrega das mercadorias. Anunciar na plataforma será grátis e você só paga quando a venda for concluída (o valor muda de acordo com os tipos de anúncios escolhidos). A Amazon, outro grande site de vendas, também permite que você venda seus produtos e serviços utilizando-se do grande alcance que a plataforma possui. Da mesma forma, o custo de vender varia de acordo com o plano de venda, a categoria de produto e com a forma de enviar seus pedidos.

→ O que é shopstreaming e como ele pode auxiliar nas vendas dos pequenos negócios?

Quais as oportunidades do marketplace para sua empresa?

Este é um tipo de negociação realizada desde que a internet se consolidou como um espaço propulsor de vendas. Mas, foi com a pandemia da Covid-19 que houve uma grande expansão e algumas adaptações para atender às necessidades de clientes e empresas. Entre elas, a ampliação da gama de opções.

Confira a seguir, algumas das oportunidades para sua empresa:

  • Potencial enorme de vendas ao aproveitar a popularidade, prestígio e a força de uma marca já consolidada no mercado (inclusive a nível nacional);
  • Suas mercadorias têm a mesma chance de serem compradas do que um anúncio próprio da rede varejista ou de outra grande marca;
  • Os marketplaces geralmente oferecem dados sobre as vendas e desempenhos dentro da plataforma, facilitando a análise;
  • Alcance de um público maior;
  • O marketplace pode crescer com a força de sua própria rede;
  • Oportunidade de ter um fluxo maior de consumidores;
  • E em usufruir da estrutura oferecida pela plataforma, sem se preocupar com funcionalidades, códigos, segurança e integração com meios de pagamento.

Lembrando que, conforme mencionado anteriormente, pode haver taxas a serem pagas à plataforma quando forem realizadas as vendas. Além disso, pode haver taxa de adesão ou mensalidade.

Apesar de, na maioria dos casos, as redes de venda com marketplace serem muito acessíveis, é preciso ter cautela e atentar-se que cada sistema de marketplace tem as suas próprias regras. Algumas inclusive, têm entre as exigências, um número mínimo de vendas, de colaboradores, entre outros.

Tendências para marketplaces

Com todas essas informações, você já deve ter entendido mais sobre o assunto e percebido a relevância que ele pode oferecer para as vendas da sua empresa. O convidamos a conferir nosso Potencial de Mercado, para ficar por dentro de dados e tendências para marketplaces! Se você desejar mais informações sobre o assunto, baixe o e-book “Tudo o que você precisa saber sobre Marketplace”.

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