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Artigo
10 abr. 2015

6 dicas para melhorar a concentração

As distrações são tantas que se concentrar para trabalhar ou fazer outras atividades acaba sendo um desafio.  O que você levaria uma hora para terminar acaba levando duas ou mais. A falta de concentração acaba com a produtividade e aumenta o estresse, fazendo sua qualidade de vida cair, e muito. Mas o que fazer para fugir das distrações que nos fazem perder tanto tempo? Afinal, ficar no Facebook é muito mais interessante do que fazer aquele relatório ou aquela pesquisa que você precisa fazer, certo? Sim, certíssimo! Por isso é tão difícil concentrar 100% da nossa atenção em uma única atividade (principalmente quando precisamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo). E quem é empreendedor entende muito bem disso.

Vamos à pratica? Veja algumas dicas para melhorar a sua concentração. Faça o teste e depois compartilhe a experiência com a gente!

1.      Se supere

Todo mundo gosta de uma recompensa. Liste suas tarefase receba prêmios por atividades realizadas. Se o trabalho for chato e mecânico, ficará mais divertido. Exemplos de premiação: intervalos para descanso, cafezinhos, um telefonema para alguém em especial, 10 minutos para ver as redes sociais, ver um clipe da sua banda favorita. Use a criatividade!

2.     Estabeleça uma rotina

Organização é a chave do sucesso. Estude no horário que tem que estudar, trabalhe no horário determinado, separe a hora do cafezinho na sua agenda, programe tudo que você precisa fazer em todos os sentidos da sua vida. Assim, quando surgir o imprevisto (e ele vai surgir) você não tem tarefas acumuladas.

3.     Divirta-se

Video-games, palavras cruzadas e jogos da memória ajudam a trabalhar a concentração. Aproveite (só não esqueça de limitar o horário dos jogos)! Veja um exemplo de jogo que você pode fazer:
  • Observe detalhadamente uma moeda de 25 centavos e outra de 1 real. Analise bem as semelhanças e diferenças de cada uma. Após um minuto, cubra-as com um papel e tente desenhá-las com o maior número possível de detalhes. Depois, avalie seu desempenho, comparando seus desenhos e as moedas. Em seguida, recomece o exercício, colocando as moedas em um saco e tentando descobrir, pelo tato, qual é a de 25 centavos. Durante o exercício, passe os dedos sobre as moedas e imagine-se olhando para elas.

4. Mude o foco

O cérebro precisa descansar. Se ficou muito tempo na mesma atividade e não consegue evoluir, vá para a seguinte. Depois, com a mente mais relaxada volte para a tarefa que não conseguiu concluir.

5. Investigue

Anote suas atividades diárias e depois analise para ver o que mais distrai você. Descobrindo o principal motivo da distração, você pode trabalhar para melhorar.

6. Cuidado com remédios

Sempre que o médico lhe receitar algum tipo de medicamento, verifique os efeitos colaterais. Muitos antidepressivos e remédios para dormir pioram a concentração e a memória.
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