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Artigo
22 out. 2014

Cerveja artesanal: 7 dicas para investir na sua

É apaixonado por cerveja? Que tal fazer dessa paixão um negócio de sucesso? O mercado de cerveja artesanal está em constante crescimento, e representa hoje 5% do mercado, com estimativa a dobrar o número de vendas nos próximos 5 anos.

O mercado de microcervejarias é consolidado em países da Europa e Estados Unidos, e a tendência é que o Brasil siga o mesmo caminho. A concentração maior de empresas deste segmento no País está nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para Santa Catarina onde a Oktoberfest, em Blumenau, reserva um pavilhão inteiro só para cervejas artesanais. Eventos como esse, fortalecem a economia do setor e ajudam a consolidar o mercado.

Além de levar em consideração a demanda de mercado, lembre-se que você mergulhará fundo no estudo sobre o segmento. Não basta gostar de cerveja, tem que ter consciência de que muitos outros fatores estão envolvidos na abertura de um novo negócio.

Pesquisa de mercado, análise de concorrência, gestão financeira, legislação, maquinário. A lista é imensa e, se você quer que o negócio dê certo, tem que começar com os pés no chão. Ideia definida? Então veja algumas dicas que podem ajudar a colocá-la em prática!

1 - Consulte o plano diretor na prefeitura da sua cidade para verificar se é possível ou não a utilização de determinado imóvel para iniciar o negócio.

2 - Procure ajuda profissional, assim que possível, para a seleção e contratação de pessoas. Existem muitas agências especializadas neste tipo de atividade, que acabam ajudando a evitar muitas dores de cabeça e prejuízos para a empresa.

3 -  Organize-se! A melhor maneira de conduzir a negociação de preços e prazos com os clientes é mostrando organização e conhecimento sobre os processos e os custos de operação da fábrica. Tenha um controle rígido sobre entrada e saída de mercadoria, custos com matéria-prima, impostos e demais valores que devem ser calculados minuciosamente.

4 - Pesquise! Quanto mais precisa for a pesquisa a respeito das necessidades de investimento, menores as surpresas quanto à previsão financeira para iniciar o novo negócio, e isto evita inclusive a armadilha de afundar em dívidas por falha na programação financeira.

5 - Para descobrir o que pode agregar valor na relação com o cliente, fique atento aos detalhes e sempre que possível escute seus clientes para descobrir o “algo mais” que vai cativar a relação comercial.

6 - Fique de olho! O empresário deve ter em mente que é importantíssimo acompanhar e questionar constantemente o prestador de serviço de contabilidade.

7 - Não esqueça que higiene é absolutamente crucial. Na menor falha, bactérias e fungos irão dar gosto ruim em sua cerveja. Use um pulverizador com álcool, para esterilizar todo material e suas mãos, durante a produção de cervejas. Todo equipamento para produção de cervejas deve ser novo e de uso exclusivo. Use detergente neutro com o sanitizador (sem diluir) para lavar os equipamentos, em seguida enxágüe com bastante água corrente.

Também é necessário cuidado especial com a higenização das garrafas, para não contaminar sua cerveja com possíveis resíduos de seu fundo. Lave-as com água corrente, até que toda sujeira tenha saído. Olhe pelo gargalo e verifique se está bem limpo. Aqueça água até 90º C e esterilize-as (Nunca use água fervente, pois as garrafas podem estourar). Após esta lavagem deixe-as viradas de boca para baixo até secarem.

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