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Gestão
Recursos Humanos
30 abr. 2018

Checklist – Inclusão social: sua empresa está preparada?

A inclusão social tem sido um tema recorrente em todas as esferas da sociedade. Hoje, os esforços são para garantir que o respeito às pessoas com deficiência comece já na infância. Esse é um direito garantido pela Constituição Brasileira e que vem sendo reforçado por meio de diversas leis complementares. E como tem evoluído essa questão dentro das organizações? Sua empresa está preparada para atender as exigências previstas? Para ajudá-lo a identificar os principais pontos relacionados à inclusão social, o Sebrae Santa Catarina desenvolveu o Checklist da Inclusão: sua empresa está preparada? A publicação aborda desde temas ligados à legislação até quais as melhores práticas em comunicação. Afinal, muito mais do que cumprir as obrigações legais é preciso incluir de fato esses profissionais. Para isso é necessário reflexão e mudança de comportamento.  

Qual o caminho para a inclusão?

Sabemos que ser uma empresa totalmente inclusiva no que diz respeito à estrutura não é algo fácil. Cada pessoa tem suas próprias necessidades e particularidades. Uma adaptação pode ser ideal para um funcionário, mas nem tanto para outro. Mesmo que eles tenham a mesma deficiência. Há alguns pontos, no entanto, que são comuns a todos. O material elaborado pelo Sebrae Santa Catarina aborda questões como a sinalização, a necessidade de piso tátil e como devem ser as vagas para pessoas com deficiência nos estacionamentos. Adequações em portas, balcões de atendimento, elevadores e corredores são outros tópicos tratados no checklist. Muitas vezes são mudanças simples, mas que podem fazer toda a diferença para quem possui alguma necessidade especial.

Mudança de atitude

A inclusão desses profissionais vai além do campo estrutural. Envolve também uma mudança de atitude. O Brasil tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma parte desses brasileiros está em idade ativa, mas fora do mercado de trabalho. Um passo importante para mudar essa realidade começa no momento do recrutamento. É preciso encaminhar a seleção de pessoas com deficiência não apenas como um movimento para cumprir cotas. O desenvolvimento profissional, assim como o acesso a treinamentos e cursos deve ser assegurado. Veja algumas atitudes essenciais nesse processo:
  • a entrevista deve priorizar as aptidões do candidato e, além das perguntas habituais, levar em conta as especificidades da sua deficiência;
  • o local da entrevista deve ser totalmente acessível;
  • as experiências anteriores devem ser consideradas com bom senso, uma vez que a inclusão social ainda é recente no Brasil.  
Além de pontuar as boas práticas, o conteúdo mostra alguns cases de empresas que têm se destacado nesse aspecto. Uma delas é a Resultados Digitais, com sede em Florianópolis. Uma das referências em marketing digital nacionalmente, a RD quer reforçar seu posicionamento também como uma organização inclusiva. Para isso tem desenvolvido um programa de diversidade de médio e longo prazo em que um dos pilares diz respeito às pessoas com deficiência. Entre as iniciativas adotadas está o envolvimento das equipes. Antes de receber um funcionário com qualquer tipo de necessidade especial é realizada uma conversa com seus futuros colegas. Nesse bate-papo, realizado com a presença de especialistas, eles aprendem um pouco mais sobre aquela deficiência e como podem contribuir para que aquela pessoa se sinta parte do grupo.      

Leis sobre inclusão

É importante lembrar que a integração das pessoas com deficiência nas organizações é assegurada desde a década de 1990 pela Lei de Cotas (Lei nº 8213/1991). Foi reforçada recentemente pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa Deficiente, em vigor desde 2 de janeiro de 2016. A legislação garante direitos relacionados à acessibilidade, educação e saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias. Seu descumprimento pode acarretar multas e causar impacto negativo na reputação e na imagem da empresa.
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