Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
09 fev. 2022

Comércio no verão: como empreender na moda praia

De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), mais de 260 milhões de peças de moda praia são produzidas no Brasil por ano.

A demanda por moda praia ganha destaque todos os anos por ser um país tropical, com mais de 7 mil quilômetros de litoral, e pelo reconhecimento mundial, já que é o maior exportador do segmento.

Se você está pensando em abrir um negócio, principalmente para aproveitar a estação mais quente do ano, empreender na moda praia pode ser uma ótima oportunidade de escolha.

Ao longo deste artigo, separamos dicas e áreas da moda praia que podem te ajudar a buscar foco no seu negócio.

Diversidade de corpos

Que o Brasil é composto pelas mais diferentes belezas femininas, isso é um fato bastante conhecido. Mas, o que ainda falta no mercado, são marcas que valorizem esses diferentes tipos de beleza.

Oferecer modelos exclusivos, ousados e super em alta para os tamanhos plus size, por exemplo, pode ser uma grande oportunidade de negócio e área de atuação, já que muitas marcas acabam oferecendo somente modelos mais básicos para tamanhos maiores, e outras nem fabricam acima de uma determinada numeração.

Ouse nas cores

Buscar uma variedade de cores também pode ajudar a vender seu produto, já que cada mulher se sente mais à vontade ou mais bonita com determinado tom. Além disso, todos os anos são lançadas as cores de tendência da estação, e aproveitar essa deixa pode fazer muito bem para as vendas.

Crie peças para diferentes sazonalidades

A moda praia tem se ajustado cada vez mais às necessidades femininas, trazendo versatilidade e otimização aos produtos dos guarda-roupas. Criar peças que podem ser utilizadas em outros locais além de praia e piscinas, e principalmente, em outras estações, pode proporcionar um leque maior de chances de vendas e um diferencial para a sua marca.

Os maiôs, por exemplos, são usados nas outras estações como bodys, os pareôs são transformados em vestidos ou blusas, a parte de cima do biquíni como cropped, entre outras peças que são adaptadas para compor o look urbano.

Aposte nas tendências e em variedade de modelos

Sua empresa pode focar somente em um público-alvo, ou ampliar esse público e disponibilizar diversos formatos, tamanhos e modelos. O ideal é oferecer modelos que vão desde os tradicionais, como cortininha, aos que são tendência no verão, com diferentes amarrações, estilos ou estampas que estão em alta.

Confira algumas tendências da moda praia 2022

Cores suaves e vibrantes (como rosa chiclete, verde, amarelo); estampas florais, animal print e de listras; modelagens ousadas; amarrações criativas; biquínis invertidos, hot pants, meia taça e com correntes.

Não esqueça do público masculino

Sim! Homens também consomem produtos da moda praia e procuram por peças de alta qualidade e beleza. No entanto, algumas empresas esquecem desse público consumidor. Você pode tanto focar e tornar este como seu único público-alvo, quanto oferecer peças masculinas e femininas.

Os conjuntos de praia de casal, por exemplo, podem ser uma boa opção de produto (onde o biquíni, sunga e bermudas têm a mesma estampa). Ou, focar em design exclusivo masculino, com diversos cortes, modelos e cores.

Ofereça acessórios opcionais

Há uma grande lista de produtos que podem ser comercializados além dos biquínis. Saídas de praia, cangas, chapéus, bolsas, entre outras opções, podem fazer parte da gama de peças da sua loja, e trazer ainda mais valor ao seu negócio.

Santa Catarina é polo têxtil no Brasil e América Latina

Santa Catarina está entre os maiores polo têxteis da América Latina, com cerca de 36,8% de toda a produção nacional de artigos têxteis. Com um mercado já estruturado para competir em âmbito internacional, o estado tem alto potencial para atuação em demais segmentos da indústria têxtil, como é o caso da moda praia.

Esperamos que com essas dicas você se inspire a empreender! Se precisar de alguma ajuda para abrir sua empresa, temos diversos artigos no blog que podem te ajudar, bem como cursos, trilhas, webinars, e-books, entre outros.

Também temos uma página voltada somente para o MEI. Se ainda tiver dúvidas, entre em com o Sebrae pelo 0800 570 0800!

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!