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29 out. 2021

Dicas para seu negócio vender mais durante a Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Em 2020 as vendas pela internet superaram as expectativas, e a Black Friday foi considerada a mais digital da história. A estimativa dos especialistas para 2021, é de aumento ainda maior nas vendas.

Neste ano a data oficial da promoção está confirmada para o dia 26 de novembro, no entanto, muitas lojas decidem aproveitar todo o mês para oferecer produtos com preços especiais. Este é o mês de oportunidades, tanto para os consumidores, que adquirem produtos com preços mais acessíveis, quanto para comerciantes, que podem aumentar a carteira de clientes e dar um salto no volume de vendas.

Sabendo da importância da data para o comércio brasileiro, preparamos um artigo que mostra de que forma seu negócio pode vender mais durante a Black Friday.

O que é Black Friday e quando surgiu no Brasil

A Black Friday é uma campanha de vendas que surgiu nos EUA e que tem o objetivo de reforçar as vendas de final de ano. Geralmente é realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, na última sexta-feira de novembro.

A primeira edição no Brasil aconteceu em 2010 e cada vez mais está tendo adesão de consumidores e lojistas, justamente pela oportunidade de fazer ótimos negócios. Diferente dos EUA, onde muitas lojas concentram as ofertas em um único dia, grandes marcas brasileiras costumam oferecer promoções especiais já no início do mês de novembro.

Confira 7 dicas para vender mais durante a Black Friday

1. Consiga oportunidades de compra com fornecedores

A primeira dica que oferecemos, é de negociar melhores condições e melhores oportunidades de compra com os fornecedores. Conseguir oferecer uma gama de produtos mais procurados durante a promoção e conseguir preços mais acessíveis de compra, podem ajudar a entregar um preço e mercadoria mais atraente para o consumidor.

2. Inicie uma pré-campanha já em outubro

A Black Friday é um evento muito esperado pelos clientes e iniciar em outubro na divulgação ou na promoção de alguns itens, pode ser uma ótima estratégia para atingir o público que você deseja. Algumas lojas adotam anualmente a estratégia a oferta antecipada de alguns produtos e investem fortemente na divulgação.

3. Escolha alguns produtos para oferecer maiores descontos

Nem sempre é viável oferecer descontos agressivos em todos os produtos, por este motivo, a sugestão é escolher alguns produtos nos quais seu e-commerce ou loja física pode ser mais competitivo.

Dê destaque nesses produtos com desconto maior para chamar a atenção do consumidor (50%,70%, 80%, por exemplo). Isso vai atrair o cliente para dentro da sua loja e pode garantir mais lucro caso ele compre também produtos associados.

4. Garanta o estoque para a Black Friday

Principalmente nos produtos que terão mais desconto, é necessário ter uma quantia maior de estoque para suprir a demanda prevista. Tenha um planejamento diferenciado, procure saber quais são seus produtos mais vendidos para acertar quais deles terão mais chances de serem procurados durante a promoção.

5. Ofereça um ótimo atendimento

Procure oferecer a melhor experiência ao cliente, com atendimento satisfatório e atrativo para possíveis compras futuras. Ofereça suporte adequado, treine sua equipe comercial e garanta que o consumidor terá agilidade e eficácia no atendimento.

6. Diversifique as formas de pagamento

Ofereça as opções de pagamento à vista, via PIX, por cartões de crédito, boletos bancários, débito e até mesmo dividir em mais de um cartão. Facilitar a compra é uma das melhores opções para fazer com que o cliente compre na sua loja.

7. Invista em estratégias de Marketing Digital

Seja loja física ou online, as estratégias de Marketing Digital precisam ser utilizadas como aliadas para buscar o resultado que tanto se deseja. Confira algumas de nossas dicas para vender mais através da presença online:

a) Crie engajamento no Facebook e Instagram

Invista muito no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento. Inicie com postagens pelo menos um mês antes do evento e vá criando publicações que atraiam os clientes. “Esquenta Black Friday” ou “Produtos com preços de Black Friday”, são frases que podem ajudar o seu negócio a vender itens antes mesmo de novembro.

Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas.

b) Cause curiosidade

Campanhas antecipadas direcionadas ao mês ou dia de promoção, farão com que o consumidor que tem dinheiro e que realmente deseja comprar, tenha a atenção voltada para sua loja. Tente frases como “Aguarde nossa Black Friday” ou “Black Friday: Aguarde bossas ofertas exclusivas”, podem trazer resultados positivos e atingir diretamente o cliente que vai gastar na promoção.

c) Utilize a mídia paga nas redes sociais

O marketing digital e as redes sociais são excelentes meios para veicular anúncios e propagandas sobre sua campanha, independente se seu negócio é uma loja física ou e-commerce. A mídia paga é utilizada para aumentar o alcance e a visibilidade do seu negócio, e pode ser muito mais eficiente para atingir o público desejado.

d) Faça anúncios no Google

O Google Meu Negócio é a primeira opção para proporcionar visibilidade ao seu negócio e de forma gratuita. Mas, se você deseja ter mais alcance e resultado, é indicado a realização de anúncios pagos no Google, principalmente se tratando de e-commerce.

Os resultados pagos são produzidos através da ferramenta Google AdWords, que faz o gerenciamento das palavras-chaves e define o preço de cada resultado patrocinado através da concorrência entre elas. Os anúncios são utilizados para aparecer no topo dos resultados do Google para pesquisas de determinados termos, geralmente entre os três primeiros resultados da busca.

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