Artigo
22 set. 2021
Empresas catarinenses participam da maior semana de moda do País
Apoiadas pelo Sebrae/SC, duas pequenas empresas expõem na 40ª edição da São Paulo Fashion Week e outras três participam de missão empresarial.
Donos de micro e pequenas empresas de Santa Catarina estão participando da maior semana de moda do Hemisfério Sul, ao lado de marcas e estilistas renomados. A 40ª edição da São Paulo Fashion Week, que acontece de 18 a 23 de outubro, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, terá a exposição das marcas catarinenses Liverpool e Parco, além de uma missão empresarial com outras três empresas para uma imersão nos bastidores do evento. A ação faz parte da segunda etapa do convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), o Contextualizar na Moda II.
A Liverpool está participando do evento pela quinta vez e, nesta edição, apresenta um diferencial. A empresa foi convidada para criar uma coleção específica para o evento, além de que foram convidados para produzir camisetas criadas pelas marcas Ellus, Ronaldo Fraga, Juliana Jabour, Osklen.
Além da Liverpoll e da Parco, que estão expondo seus produtos, as empresas Gisele Pietro Acessórios, Chamelle e Pera participam de uma missão empresarial. Na companhia dos técnicos do Sebrae, elas vão cumprir uma agenda intensa durante o SPFW com visitas aos bastidores de desfiles, encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências para acompanhar desfiles ao vivo, além de encontros com diretoria e presidência de grandes grupos de moda. Nessa edição será realizada uma visita à Vicunha, uma das maiores indústrias têxteis do mundo. Os participantes também contarão com um espaço na Casa SPFW dedicado ao relacionamento e troca de conhecimento.
Um dos pontos altos da missão serão as palestras com Patrícia Rodrigues, da UseFashion, e Olívia Merquior, da Dacrideaviti, no Hotel Tivoli São Paulo. Patrícia, especialista em moda e comunicação com mais de 14 anos de experiência, vai apresentar um panorama geral dos cenários de consumo relacionados com o ciclo e as inovações do varejo, visando oportunidades para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Já Olívia, graduada em design de moda pela Central Saint Martins de Londres, falará sobre a reestruturação da fabricação e venda de materiais, e também como a agilidade e leveza no processo produtivo são determinantes para o sucesso dos negócios.
De acordo com a Gestora Estadual da Carteira de Moda do Sebrae/SC, Karyne Malischeski, a participação das empresas catarinenses na São Paulo Fashion Week é fundamental para reforçar a força do setor de moda de Santa Catarina. “A participação das cinco empresas catarinenses no evento reforça a força da indústria de moda de Santa Catarina, além de ser fundamental para estabelecer contatos e expandir a fronteira de mercado”, comenta.