Artigo
02 out. 2019
Inteligência de mercado: sua empresa se destacando da concorrência
Você já deve ter ouvido falar que informação é poder. No universo empresarial, essa máxima ganha ainda mais importância. É por meio do acesso a informações qualificadas que sua empresa pode conhecer a concorrência, o ambiente de negócios e as principais oportunidades de atuação e crescimento. A inteligência de mercado é o campo que coleta e analisa dados do contexto econômico para que você possa trilhar o melhor caminho na sua empresa.
É a inteligência de mercado que poderá dizer, por exemplo, o que os seus clientes preferem, o quanto estão dispostos a investir no seu produto ou serviço e que tipo de experiência querem diante da aquisição de um bem. Do mesmo modo, essa é a área que elabora o conhecimento necessário para que você ganhe competitividade frente à concorrência.
Vantagens da inteligência de mercado para o seu negócio
Quando você acessa informações detalhadas sobre o mercado em que sua empresa está inserido, é mais fácil planejar a expansão dos negócios com solidez e confiança nos objetivos a serem alcançados. Assim, a inteligência de mercado é capaz de indicar tendências, mostrar a demanda dos consumidores, identificar problemas e necessidades, além de ser uma ótima ferramenta para analisar a concorrência e ajudar a construir sua estratégia para se destacar no mercado. Tudo isso torna mais inteligente o processo de tomada de decisão, ou seja, a escolha dos seus fornecedores, que modelo de negócio será implementado, para onde serão direcionados os seus investimentos e outras decisões que fazem parte do dia a dia do seu empreendimento.De qual inteligência de mercado estamos falando?
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) é responsável por monitorar o mercado catarinense, identificando e produzindo conteúdos estratégicos para que micro e pequenos empresários estejam a par de todas as condições para o desenvolvimento dos negócios. Assim, são elaborados conteúdos com focos distintos, mas com um único objetivo: munir o empresário de conhecimento para facilitar a tomada de decisão. Os produtos de inteligência de mercado do Sebrae/SC buscam corresponder à necessidade de conhecimento do empreendedor quando o assunto é competitividade em oito setores que movimentam a economia catarinense:- Alimentos e Bebidas
- Saúde, Beleza e Bem-Estar
- Casa e Construção
- Comércio Varejista
- Economia Digital
- Moda
- Sustentabilidade
- Turismo