Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
30 mai. 2022

Marca pessoal para mulheres empreendedoras

Para Jeff Bezos, CEO da Amazon, marca pessoal é aquilo que as outras pessoas falam sobre você quando você não está na sala. Ou seja, um conjunto de percepções que as pessoas captam quando alguém fala, age, se posiciona, se veste, demonstra suas ideias e valores.

Assim como as marcas constroem sua imagem percebida por meio de identidade visual, tom de voz, propósito, valores, promessa, posicionamento e muitos outros recursos de design e branding, uma pessoa também pode se beneficiar desses princípios para entregar valor na sua marca pessoal.

No empreendedorismo feminino, 59% das mulheres empreendedoras são pessoas jurídicas do tipo MEI, Microempreendedor Individual, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae Delas Mulher de Negócios, em 2021, com empresárias catarinenses. Os números nacionais também são parecidos, 57% dos negócios liderados por mulheres são do tipo MEI segundo o Instituto Rede Mulher Empreendedora.

Esses números são significativos porque demonstram o quanto, no universo do empreendedorismo feminino, a imagem de uma marca ou empresa está atrelada à empreendedora por trás dela. São cabeleireiras, terapeutas, designers, cozinheiras, empreendedoras que muitas vezes são o cartão de visitas de sua própria marca.

Mas, afinal, como trabalhar sua marca pessoal da melhor maneira? Quais são as suas potencialidades e diferenciais? E, principalmente, como comunicar isso para que a sua visão e objetivos internos estejam alinhados com a percepção dos outros sobre você?

Qual a diferença entre personal branding e marca pessoal?

Personal branding é a estratégia traçada para construir uma marca pessoal.

De que maneira você quer ser percebida? Como uma empreendedora mais confiante, mais experiente ou mais descolada? A resposta a essas perguntas deve se desdobrar em diretrizes estratégicas para você desenvolver sua marca pessoal e esse direcionamento deve ser coerente com quem você é. Aposte na sua autenticidade e na identificação que ela gera com o seu público de relacionamento.

Por que investir na marca pessoal?

Como comentamos anteriormente, é comum no empreendedorismo feminino que a marca pessoal esteja atrelada à empreendedora e, consequentemente, à empresa.

Assim como acontece com as grandes marcas, investir na sua marca pessoal é fortalecer o valor percebido, aumentar sua visibilidade para o mercado e se diferenciar da concorrência. É uma forma de ampliar suas oportunidades de fechar novos negócios, aumentar o preço do seu serviço e atrair mais clientes.

Como desenvolver minha marca pessoal?

A especialista em branding e referência nacional no assunto Ana Couto defende que uma marca forte se sustenta a partir de três pilares: a marca é, faz e fala. Ao transpor esse conceito para o personal branding e para a marca pessoal, podemos decodificar isso respondendo três perguntas-chave:

  • Quem eu sou?

Entenda quais são os atributos de sua personalidade, os seus pontos fortes e os pontos que precisa melhorar. Determine qual o seu propósito e lugar no mundo.

  • Como eu me comunico?

A sua postura, a maneira como você se veste, ou como usa seu cabelo transmitem uma mensagem visual. É o equivalente na marca pessoal à identidade visual (logomarca, cores, símbolos) de uma marca.
A comunicação se complementa também com a linguagem verbal, o seu tom de voz, o uso de gírias, de termos e jargões da sua profissão.

  • O que eu faço?

Para além do que você produz ou do serviço que vende, esse questionamento está muito mais ligado aos relacionamentos que você estabelece com o seu público (cliente, fornecedores, parceiros...) e com a maneira como você promove experiências para esse mesmo público.

O Sebrae Delas Mulher de Negócios pode ajudar você

Desenvolver uma marca pessoal não é tão simples quanto parece. Envolve muito autoconhecimento, disciplina e comprometimento.

No Sebrae Delas Mulher de Negócios desenvolvemos soluções de aprendizado e capacitação que podem ajudar nesse processo. Temos jornadas e trilhas específicas para mulheres empreendedoras em diversos níveis de maturidade. Acreditamos no fortalecimento do empreendedorismo feminino de uma maneira ampla que contempla vários pilares da vida da mulher. Entre as competências socioemocionais desenvolvidas nas nossas jornadas e trilhas, o personal branding e a marca pessoal estão presentes entre os nossos conteúdos para ajudar a mulher que quer empreender ou que já empreende a construir, manter e desenvolver uma imagem pessoal que projete autoconfiança, competência e credibilidade na sua vida empreendedora.

Quer saber mais? Acesse nosso portal.

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!