Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
03 mar. 2023

Mês do consumidor: dicas para melhorar a experiência do cliente

Comemorado anualmente em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás somente da “Black Friday”. A data se tornou propulsora das vendas nos mais diversos segmentos e uma oportunidade para o comércio digital.

Segundo o estudo realizado pela All In e Social Miner, durante todo o mês de março em 2022, houve um crescimento considerável de vendas de 22% em relação a 2021, com um movimento de R$ 722 milhões. O número de pedidos cresceu 16% e o ticket médio aumentou 5%, chegando à marca de R$ 491.

A cada ano a data se populariza e se torna uma ótima oportunidade para as empresas refletirem sobre a satisfação que estão oferecendo aos seus clientes. Isso porque cada vez mais as pessoas têm buscado boas experiências que envolvam além do preço, mais conveniência, agilidade, simpatia e conhecimento durante toda a jornada de compra.

Continue lendo esse artigo e confira dicas de como melhorar a experiência do consumidor durante este período!

Origem do Dia do Consumidor

A origem do Dia do Consumidor se deu em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma carta para o Congresso norte-americano abordando o dever do comércio sobre o respeito aos consumidores. No entanto, a data foi comemorada oficialmente somente em 1983.

Impacto do Dia do Consumidor para e-commerce

O Dia do Consumidor impacta de forma positiva as vendas das lojas virtuais. Mas, para que seja sucesso no e-commerce, é preciso se preparar com antecedência e criar estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas. Confira algumas dicas: descubra o que o cliente deseja, traga promoções e ofertas atrativas no Dia do Consumidor, ofereça condições especiais de pagamento, planeje a divulgação para atingir o público-alvo, implemente uma boa política de troca e devolução, tenha uma equipe preparada para atender a demanda e dê atenção às leis que protegem o consumidor.

O que caracteriza a experiência do cliente?

A experiência do cliente está ligada à forma como os clientes se relacionam com uma empresa. Seria a percepção do consumidor em relação a um produto ou serviço, incluindo todas as interações com a marca. Isso incluindo fatores como: qualidade do produto ou serviço em si, facilidade de uso, eficiência do atendimento, a satisfação com a resolução de problemas, personalização e conexão emocional.

O segredo da experiência do cliente está no encantamento das pessoas. É preciso se preocupar com cada detalhe, desde o conteúdo das redes sociais, até o atendimento, condições de pagamento, entrega do produto e o pós-venda.

Principais benefícios de promover uma boa experiência ao cliente

Promover uma boa experiência ao cliente pode trazer muitos benefícios para sua empresa, incluindo:

Fidelização: oferecer atendimento mais humanizado, diferenciado e positivo para o consumidor aumenta a possibilidade de eles se tornarem fiéis às marcas.

Aumento de receita: manter um cliente já fidelizado pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo.

Maior credibilidade: consumidores que têm percepção positiva da marca do varejista são mais inclinados a transmitir uma imagem positiva da loja para pessoas próximas, como amigos e família.

Maior retenção de clientes: clientes satisfeitos tendem a permanecer com sua empresa por mais tempo, o que pode resultar em menor taxa de abandono e menor custo de aquisição de novos clientes.

Diferenciação da concorrência: ao oferecer uma boa experiência ao cliente, sua empresa pode se destacar da concorrência e atrair mais clientes.

Promover uma boa experiência ao cliente é importante para aumentar a satisfação, a retenção e a fidelidade dos clientes, bem como para melhorar a reputação e o sucesso de sua empresa.

Confira a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa satisfação:

Dicas para melhorar a experiência do cliente no Mês do Consumidor

1. Crie uma cultura dentro da empresa

É preciso conscientizar os colaboradores que promover a melhor experiência de compra aos clientes, é essencial para manter o negócio ativo. Quando todos estão alinhados quanto às políticas de atendimento e relacionamento com os clientes, as estratégias de vendas, marketing e pós-vendas seguirão um fluxo padronizado, passando segurança para o cliente.

2. Conheça seus clientes

Entenda seus clientes, suas necessidades, desejos e expectativas. Isso ajudará a criar soluções personalizadas e a garantir a satisfação. Pergunte aos clientes sobre suas necessidades, desejos e expectativas, analise informações demográficas, observe o comportamento de compra e preste atenção às avaliações.

3. Melhore a comunicação

A comunicação entre a sua empresa e o cliente, é fundamental para garantir a fidelização e saber se o seu negócio está realmente oferecendo uma boa experiência. Ouça o que o cliente tem a falar, garanta que sua equipe esteja sempre disponível para responder perguntas e solucionar problemas de maneira clara e concisa, utilize a tecnologia para se comunicar, seja objetivo, preste atenção no que ele tem a dizer e não se esqueça dele quando a compra acabar.

4. Incentive a fidelidade

Ofereça recompensas, exceda as expectativas de seus clientes, seja transparente, ofereça o melhor atendimento e pós-venda, resolva o problema do consumidor e crie um programa de fidelidade. Para criar esse programa é bastante simples: você pode oferecer descontos por indicação, sistemas de pontuação, recompensa por recorrência de consumo, reduções progressivas de mensalidade, ou, enviar mimos e mensagens em datas especiais.

5. Ofereça atendimento personalizado

Personalize a interação com cada cliente, oferecendo soluções que sejam relevantes e valiosas para eles. Descubra qual a necessidade e crie produtos e serviços que resolverão esse problema da forma mais rápida e eficiente.

6. Capacite a sua equipe

A área de atendimento requer muita dedicação do vendedor, e ao mesmo tempo, muito conhecimento. Não basta somente gostar de trabalhar com público, é necessário estar antenado às tendências da área e atualizado nas boas práticas de atendimento. A capacitação é essencial para garantir que o bom atendimento aconteça na sua empresa.

7. Ofereça suporte multicanal

Utilize diversos meios para se comunicar com os seus clientes, incluindo redes sociais, telefone, e-mail, chat ao vivo e site, caso possua. Dessa forma, o cliente se sentirá mais seguro ao tirar dúvidas e terá mais chances de conseguir atendimento às reclamações.

Essas são algumas das dicas que podem auxiliar as vendas da sua empresa durante esta data comercial tão importante. Aproveite e confira todos os materiais gratuitos sobre a área de empreendedorismo e vendas no portal do Sebrae/SC.

Caso ainda restem dúvidas sobre o assunto, você pode solicitar atendimento com um especialista pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!