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Empreendedorismo
25 jan. 2023

MVP: o que é e para que serve o Produto Viável Mínimo

Você já ouviu falar em MVP? Sabe para que serve e quais são os benefícios? O Minimum Viable Product, no português, Mínimo Produto Viável, é uma ótima opção para se lançar com segurança um novo produto, serviço ou projeto. Seria uma metodologia para o desenvolvimento de protótipos dos produtos e serviços, antes de serem lançados ao mercado.

Ter um MVP ajuda a evitar prejuízos com investimentos no desenvolvimento de soluções que os clientes não desejam adquirir. Principalmente quando se trabalha com inovação, como é o caso das startups, ao mesmo tempo em que encontrar o MVP se torna um desafio, o dinheiro gasto sem necessidade é reduzido e com protótipos e testes, a qualidade do produto ou do serviço oferecido aumenta muito.

Ao desenvolver um produto, várias ideias podem surgir, mas nem sempre todas serão interessantes e viáveis. O MVP seria uma forma inteligente de testar o sucesso dessas ideias antes de investir tempo e recursos financeiros nelas.

Continue lendo este artigo para entender mais!

O que é MVP?

O MVP pode ser definido como uma versão enxuta de um produto, que contém apenas as funcionalidades básicas, para que os clientes possam testá-lo antes de ser lançado de fato no mercado, e dar sua opinião efetiva sobre ele. Ou seja, basicamente seria um protótipo de uma solução, criada para reduzir a imprevisibilidade e o erro e analisar a viabilidade de uma ideia.

Para que serve o Mínimo Produto Viável?

O MVP serve para viabilizar um negócio, para diminuir a imprevisibilidade de uma ideia, para testá-la e reduzir os investimentos para o lançamento. O MVP também serve para acelerar o processo de lançamento de um produto, já que através dos testes dos clientes, é possível descobrir com mais assertividade e agilidade se a solução será aceita no mercado ou não.

De forma resumida, podemos dizer então que: o desenvolvimento de um MVP tem o objetivo de testar a viabilidade de uma ideia, reduzir os recursos investidos para o lançamento e obter informações precisas sobre a receptividade do mercado.

Por que o MVP é importante para os micros e pequenos negócios?

Porque revela se a ideia é mesmo interessante, se não tem apelo junto às demandas atuais do mercado e detecta falhas que podem ser ajustadas e mudanças de mercado.

Como os clientes podem testar o produto ou serviço e indicar os acertos e erros dele, o empreendedor consegue validar a solução antes do lançamento no mercado. Isso pode evitar valores investidos em um produto que não venda ou não agrade, e problemas com reputação de marca, já que, se um produto é lançado no mercado e passa a receber feedbacks negativos dos clientes, fica muito mais difícil criar uma solução melhorada que seja aceita.

Como desenvolver um MVP em pequenas empresas?

A solução deve ser desenvolvida focando em resolver uma dor do cliente (uma necessidade do mercado). A partir do momento que já tiver a ideia, é necessário realizar os cortes necessários para produção, para que se torne uma solução mais acessível e tenha maiores chances de aprovação. Lembre-se de realizar uma boa estimativa de investimentos com todos os gastos envolvendo o MVP.

Você deve estar se perguntando: “Bom, mas isso não é suficiente para que eu consiga desenvolvê-lo”.

E, de fato não é! Mas é preciso ter em mente que não existe um passo a passo para criar e testar o MVP, mas alguns questionamentos podem ajudar nesse momento, como: qual dor do cliente será solucionada? Quais as características da solução? Quais hipóteses você quer testar? Quais são os riscos? Quais são os valores de investimento?

Confira algumas dicas para colocar em prática:

1. Desenvolva sua ideia e a proposta de valor

Qual será o diferencial do seu projeto? Por que o público compraria? O que o torna superior aos concorrentes? Essas são algumas perguntas que podem te ajudar quando criar a proposta de valor da sua solução.

Essa etapa é um ponto crucial para o MVP e vai garantir que o teste seja eficiente e realista!

→ Entenda que: quanto maior a proposta de valor do produto, maior a possibilidade de demanda para adquiri-lo!

2. Teste a aceitação do público

O público de teste para o MVP é outra fase muito importante. Saiba quem são os clientes em potencial que deseja atingir e conquistar e os atraia para os testes.

A fase de avaliação do protótipo só vai funcionar se você conseguir atingir o público ideal, que futuramente, pode adquirir a solução.

O cliente testando o protótipo, vai apontar quais são as vantagens do produto, o que deve ser melhorado e se usaria ou pagaria por esse produto ou não.

Através do feedback desses usuários é possível ajustar funcionalidades do MVP e aprimorá-lo antes de lançar de fato no mercado.

Estabeleça o tempo que o teste durará! Destinar um tempo muito curto pode não trazer todas as respostas suficientes, da mesma forma, estender demais pode atrasar o lançamento no mercado.

3. Avalie a proposta de valor

Hora de avaliar a receptividade dos consumidores e o sucesso da proposta de valor. Dentro da receptividade, recolher os feedbacks das pessoas que participaram do teste é essencial para saber o que pode ser melhorado.

Esse teste é muito importante porque trata da aprovação ou não da sua solução no mercado.

Se esse passo não for tomado, muito investimento pode ser alocado no desenvolvimento do produto e, posteriormente, quando ele for lançado no mercado, as vendas podem ser decepcionantes, com um grande prejuízo.

Agora, você deve colher os feedbacks dos usuários e interpretar esses dados, avaliando se o produto ou serviço realmente está pronto para ser lançado, quais modificações são necessárias ou se aquela ideia não é interessante.

4. Adapte

Lembre-se que nem toda opinião deve ser seguida: filtre aquilo que se encaixa com os objetivos do seu negócio, o que realmente ajudará a trazer lucratividade. O MVP pode ser aplicado novamente após as modificações, mas é preciso ter atenção para não deixar passar o momento de lançar no mercado.

O último passo é projetar as informações levantadas nos testes no produto. Você pode repetir o MVP se houver muitas alterações, mas só não deixe que esse processo se estenda demais, a ponto de perder o tempo certo de lançamento no mercado.

Depois de testar a versão minimamente viável do seu produto, você deve analisar o feedback das pessoas que utilizaram a sua solução.

A intenção é entender quais pontos devem ser aperfeiçoados para melhorar a experiência dos usuários e tornar o seu produto mais forte para competir no mercado.

Depois de implementar as melhorias, você poderá desenvolver uma versão mais refinada e completa do seu produto com mais segurança. Isso porque agora você já sabe do potencial de retorno e de adesão a essa solução.

Dicas extras: não trabalhe com um público de testes grande demais, não estenda demais o período de testes, e principalmente, não ignore os feedbacks negativos!

Dicas de ferramentas para criar MVP

Glideapps

Fabapp

Bubble

AppGyver

Thunkable

Wix

WordPress

Google Sites

Google Forms

Figma

Webflow

Mailchimp

Adobe XD

Kodular

Airtable

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto e que possa aplicar o MVP. O convidamos a conferir nossos materiais gratuitos sobre a área de empreendedorismo em nosso portal!

Caso ainda restem dúvidas sobre o assunto, você pode solicitar atendimento com um especialista pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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