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Empreendedorismo
24 ago. 2022

O que é e por que analisar o ambiente de negócios

O ambiente de negócios se refere ao ciclo de vida das empresas e ao conjunto de fatores que influenciam a atividade delas. Ele abrange todas as variáveis ​​que podem afetar a administração da organização, desde ações de capacitação, até a geração de oportunidades de negócios.

Analisar o ambiente de negócios é conhecer o mundo dentro e fora da sua empresa, tendo ciência das mudanças e do impacto delas para seu negócio. Fazer essa análise é essencial para criar uma empresa lucrativa e que evolui constantemente.

Essas mudanças dizem respeito às novas tecnologias, tendências, novas formas de consumo, tipos de mercado, situação política nacional e internacional, entre outras. Um exemplo prático de como um fato do mundo pode afetar seu negócio, é a pandemia da Covid-19, ou, a recente guerra que envolveu países da Europa. Os efeitos da doença e dos conflitos causaram um grande impacto econômico, que foi sentido aqui em nosso estado, em todo Brasil e no planeta.

Da mesma forma, houve mudanças de consumo, principalmente se tratando da pandemia, com o crescimento do mercado e vendas digitais. Ou seja, se a sua empresa não está antenada ao ambiente de negócios e não acompanhar a mudança, pode perder oportunidades e em alguns casos, ter o empreendimento comprometido.

Fatores internos e externos do ambiente de negócios

O ambiente de negócios é a soma de fatores que influenciam uma empresa, tanto de forma positiva, quando negativa. Confira alguns exemplos:

Fatores externos do ambiente de negócios

Fatores políticos como leis, regulamentos, tarifas, barreiras comerciais, guerras e tumulto social; fatores macroeconômicos como taxas de juros, taxas de desemprego, taxas de câmbio, confiança do consumidor, recessões, depressões, produto interno bruto (PIB), entre outros indicadores; fatores sociais como movimentos sociais e ambientais, mudanças de preferências de consumo, entre outros; fatores tecnológicos; fatores microeconômicos, como tamanho do mercado, demanda, fornecimento, relacionamento com fornecedores e cadeia de distribuição.

Fatores internos do ambiente de negócios

Cultura organizacional, que seriam os valores, visão, missão, normas e políticas da empresa; estrutura organizacional, que é como o negócio se organiza na condução de atividades; clientes; fornecedores; concorrentes; estrutura de gestão, que é como o negócio é administrado.

Por que conhecer o ambiente de negócios?

É importante conhecer o ambiente de negócios para saber todos os fatores que podem interferir, direta ou indiretamente sobre o seu negócio. Por exemplo, se formos analisar a política brasileira e como ela pode afetar seu negócio, basta pensar nas leis trabalhistas e nas decisões que prefeitos, governadores ou o presidente tomam, e que refletem diretamente no nosso dia a dia e na economia.

É preciso conhecer todos os fatores e entender como eles podem refletir no seu negócio.

Dicas para realizar a análise do ambiente de negócios

Além de necessário, a análise do ambiente de negócios pode trazer uma vantagem competitiva a sua empresa e é fundamental para garantir resultados e a constante evolução. Não analisar a concorrência, nem acompanhar as principais tendências e novas tecnologias, não se basear em indicadores e não ter ciência da situação política e econômica mundial e nacional, podem colocar seu negócio em risco.

Confira algumas dicas para a análise:

1. Conheça o mercado

Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso de uma empresa. É preciso validar o segmento de atuação e elaborar estratégias assertivas para ampliar a carteira de clientes. Procure saber quais fatores afetam seu mercado de atuação, quais segmentos necessitam dos seus serviços/produtos, quem são seus concorrentes, se alguém oferece produtos que substituem os da sua empresa, entre outras ações para avaliar a capacidade competitiva.

2. Fique de olho nas tendências

Clientes acompanham tendências e gostam de novidades. Elas são mudanças que podem impactar o futuro da sua organização. Sempre que possível, invista em novas tecnologias e soluções, analise as tendências sociais e culturais e tudo que pode influenciar o consumo das pessoas. Lembre-se que mesmo em cenários de mudanças significativas, há como manter seu negócio competitivo.

3. Analise o mercado global

Não há como controlar o que acontece no mundo, mas, há como preparar se negócio para se defender de diversas situações. Saber o que acontece fora da sua empresa, vai te ajudar a traçar estratégias para evitar impactos negativos no seu negócio.

4. Conte com a ajuda do Sebrae/SC

O Sebrae/SC atua como um mecanismo para melhorar o ambiente de negócios, garantir condições favoráveis ao empreendedorismo e incrementar a produção de conhecimento e informações.

São oferecidos cursos, trilhas, artigos de blog, webinars, estudos de mercado, relatórios de tendências, entre diversas outras soluções.

Solicite atendimento através da página Fale Conosco ou via 0800 570 0800 (WhatsApp ou telefone). Encontre a Sala do Empreendedor mais próxima e o mapa das agências Sebrae.

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