Empreendedorismo
Gestão
20 fev. 2018
Planejamento estratégico para pequenas empresas
O planejamento estratégico é um processo utilizado em grandes e pequenas empresas na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento.
Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição. No entanto, ao invés de usar a intuição ou o “faro para os negócios”, deve buscar ferramentas para auxiliar na identificação de riscos e na tomada de decisões.
Os instrumentos de planejamento estratégico podem ser usados tanto para os negócios que estão em expansão, quanto em crises ou que desejam inovar no mercado. Na verdade, não há um período específico (como o final ou início de ano) ou um tempo mínimo de existência para desenvolver o planejamento estratégico. Cada empreendedor deve avaliar o estágio atual da organização e refletir sobre o que sua empresa quer ser quando crescer.
Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores. Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda produtividade e baixa retenção de talentos. Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização.
Quando o empreendedor atua sozinho como MEI ou empresário individual, o planejamento estratégico serve como auxílio no planejamento de investimentos, criação de sociedades ou até na migração para um novo modelo de negócio, com mais contratações ou a terceirização de atividades.
Ferramentas para elaboração do planejamento estratégico
O primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizada juntamente com os líderes e colaboradores internos. Os instrumentos que normalmente são utilizados na avaliação de empresas são:- demonstrativos de resultados (DRE);
- fluxos de caixa;
- balanços patrimoniais;
- OKRs;
- pesquisas de mercado e concorrência;
- aplicação de diagnóstico empresarial; etc.
- vender mais e obter maiores lucros;
- ampliar a equipe;
- expandir o mercado de atuação, com abertura de franquias ou vendas no comércio exterior;
- adotar um novo modelo de negócio;
- desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc;
Planejamento pessoal X planejamento estratégico profissional
Um dilema comum entre microempreendedores e pequenos empresários é a relação entre a vida pessoal e as atividades profissionais desempenhadas. No momento de projetar o futuro da organização, o empreendedor não deve ignorar seus planos e objetivos pessoais. Na verdade, ter o próprio negócio é uma forma de possibilitar a realização de sonhos e propósitos que podem motivar a criação de um empreendimento, ou mudanças na organização. Ao estabelecer os objetivos e metas para determinado período de tempo, o empreendedor deve considerar questões pessoais como:- tempo de descanso;
- férias;
- cuidado da família;
- atenção à saúde,
- expectativa de remuneração;
- tempo para formações adicionais, como especializações e etc.