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Marketing
27 nov. 2018
A reinvenção do telemarketing: saiba como as empresas passaram a se comunicar com seus clientes
Em tempos de redes sociais e de sites de reclamações, que deram voz a milhões de consumidores, as empresas precisam ter muita cautela e atenção nos padrões de atendimento, de vendas e de cobranças. Se enganou quem achou que isso terminaria com os tradicionais serviços de call centers, afinal, isso apenas impulsionou uma reinvenção do telemarketing e a forma de se comunicar com os clientes.
Se você quer saber como as empresas passaram a lidar com essa questão e a dar uma nova cara aos seus atendimentos, continue a leitura e fique bem informado. Confira as dicas que separamos neste post e veja quais métodos você pode utilizar para otimizar os processos de atendimento e vendas da sua empresa!
O telemarketing, de fato, acabou nas empresas?
Não, isso não ocorreu. O fato é que, grande parte das empresas de hoje deixou essa estratégia para um segundo plano de marketing e vendas, tendo em vista a evolução tecnológica de outras ferramentas, a mudança de perfil dos consumidores, custos e praticidade. No entanto, podemos afirmar que os call centers ainda estão a todo vapor, porém com focos diferentes, atendimentos mais especializados e com técnicas mais modernas e eficientes.Mas, afinal, o que motivou a reinvenção do telemarketing?
Essa reinvenção do telemarketing se deu, quase que naturalmente, por meio de mudança de comportamentos, da criação de um perfil mais exigente dos consumidores e por uma evolução de novas estruturas, estratégias e tecnologias voltadas para o marketing. Até recentemente, contar com uma enorme lista de contatos e atirar para todos os lados, chegou a funcionar e, por muitas vezes, foi considerada o principal meio de vendas de muitas empresas de diversos segmentos do mercado. No entanto, gradativamente, isso perdeu força e, inclusive, se tornou algo inconveniente para a maior parte dos consumidores. Afinal, quem quer receber uma ligação de algo não desejado? O telemarketing tradicional era focado, muitas vezes, em uma única ligação que pretende convencer um consumidor que já conhece a marca à comprar seus produtos ou serviços; o que pode resultar no afastamento do possível cliente por não dar informações mais detalhadas de como ele pode se beneficiar daquela solução.- Leia também: Minha empresa pode ter pré-venda?
Como é o telemarketing dos dias atuais?
A reinvenção do telemarketing, na verdade, se estendeu para outras ferramentas além do telefone. Podemos considerar que essa ferramenta passou a ser utilizado em casos mais específicos. O conceito de Inside Sales é o mais apropriado e o que mais ganha espaço nos dias de hoje para substituir os métodos antigos. Afinal, com a tecnologia a favor das empresas, ficou mais fácil trazer os consumidores para o seu ambiente interno do que investir em um atendente para tentar convencer o cliente a realizar uma compra. Em outras palavras, a internet permitiu dar total autonomia para o consumidor conhecer, se informar e finalizar qualquer compra online, sem que ninguém precise explicar a ele. A forma de comunicação com o cliente é outra: são banners, links, vídeos, fotos, entre outros inúmeros formatos. Mas, onde o telemarketing entra nessa história?- Conteúdo recomendado para você: WhatsApp Marketing: aprenda a utilizar nos negócios
- listas de contatos avulsos;
- venda empurrada;
- foco no produto;
- salários e comissões baixos para atendentes;
- métricas no tempo de duração da ligação;
- taxas de conversão baixas;
- atendente no papel de vendedor (inconveniente);
- vendedores mecânicos e desmotivados.
- vendas consultivas;
- foco no cliente;
- métrica no sucesso do cliente e venda;
- salários e comissões mais altos;
- atendentes treinados;
- taxas de conversão altas;
- vendedor no papel de consultor;
- alta produtividade.
Como o telemarketing pode ser decisivo para o seu negócio?
Agora que você entendeu sobre a reinvenção do telemarketing, é hora de estudar as melhores formas de implementá-lo em sua empresa, sem que essa seja uma estratégia inconveniente e ultrapassada. Por isso, algumas dicas e exemplos são sempre muito bem-vindas na hora de implementar as estratégias de comunicação e montar a sua equipe.1. Invista em capacitações
Lembre-se que o atendente será, a todo momento, o representante de sua empresa. Por isso, ele precisa passar a imagem que você quer e isso só é possível por meio de treinamentos. Esse tipo de investimento é fundamental para o sucesso do telemarketing, além de valorizar e capacitar aqueles que estarão na linha de frente com os clientes.- Leia também: Técnicas de persuasão em vendas: como aplicar?