Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
27 out. 2017
SIS ajuda empreendedor a entrar em novo mercado e expandir negócios
Todo empreendedor sabe a importância de estudar o seu mercado de atuação, suas oportunidades e tendências para buscar um diferencial frente à concorrência.
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) é uma importante ferramenta para auxiliar os empresários a tomarem decisões de maneira estratégica com base em dados de mercado.
Foi assim que o empreendedor Thiago Sanchez, de Bombinhas (SC), decidiu entrar em um novo mercado - e expandir os negócios em menos de dois anos.
Confira como o SIS foi importante neste caminho!
Relacionamento com o Sebrae
Proprietário da empresa de artigos de presente Casa da Flor, Thiago conheceu em 2015 os relatórios do (SIS), que o Sebrae/SC disponibiliza gratuitamente, após visita de um consultor do projeto Agentes Locais de Inovação. O empresário já estava querendo atuar com um novo modelo de negócio na área de beleza e, a partir de uma dica do consultor do Sebrae, leu um relatório do SIS sobre tendências de sustentabilidade que destacava o potencial dos cosméticos sustentáveis.
“A partir deste conteúdo, acompanhei outros materiais da área de varejo sobre atendimento, clientes e e-commerce. Assim, no segundo semestre de 2015 surgiu a empresa Armazém da Pele, em Bombinhas, que atua com cosméticos orgânicos e naturais”, conta o empreendedor.
Ampliação de mercado
A ideia teve uma ótima aceitação do público: no segundo semestre de 2016 o Armazém da Pele ganhou uma segunda loja em Itapema e, no início de 2017, chegou a Balneário Camboriú. As três lojas Armazém da Pele contam com oito colaboradores fixos, quadro que quase triplica nos meses de temporada de verão.
Crescimento de 300%
O crescimento em dois anos foi de 300% e o faturamento bruto anual é de aproximadamente R$ 2 milhões. O empreendedor tem como foco agora aprimorar o modelo para transformar a marca em franquia.
“O mercado em que eu atuava inicial estava em baixa. Percebi, porém, que havia uma grande procura por sabonetes e aromatizantes de ambientes e, quanto mais eu me organizava neste setor e mais espaço para esses produtos eu dava, mais cresciam as vendas. Estudei o mercado e procurei uma lacuna justamente na área de cosméticos ecologicamente responsáveis, artesanais e orgânicos, que trazem benefícios e cuidados à beleza e à alma”, lembra Thiago.
Segundo ele, três pilares mantém o sucesso da marca: produtos de qualidade, envolvimento do tema sustentabilidade dentro da loja e muito treinamento em atendimento e técnicas de venda. O interesse do empresário no tema experiência de compra faz com que acompanhe regularmente os relatórios do SIS Sebrae no canal Comércio Varejista: “se eu fosse pesquisar tudo o que está disponível no portal do Sistema de Inteligência Setorial, como notícias, dados e ações estratégicas, levaria um tempo muito grande para encontrar. As informações são apresentadas de forma simples para o empresário avaliar e verificar como isso pode contribuir para os negócios”, recomenda Thiago.
Quer ter acesso aos conteúdos do SIS também? Faça o seu cadastro agora, é gratuito!