![](https://www.sebrae-sc.com.br/storage/imagem-principal/_1920x600_crop_center-center_100_none/552196/5c70306b639f8413610057.webp)
Observatório
Mais acessados
no setor
![Observatório de negócios](/assets/dist/img/lgo/observatorio.webp)
![](https://www.sebrae-sc.com.br/storage/imagem-principal/_1920x600_crop_center-center_100_none/552196/5c70306b639f8413610057.webp)
- Comércio
- 05 de out. 17
Boletim de Tendências
Cashback como estratégia de fidelização de clientes
O cashback, sistema que significa em português “dinheiro de volta”, surgiu como uma estratégia de fidelização de clientes, em que as empresas que aderem devolvem parte do dinheiro ao cliente.
A transação ocorre de maneira online, porém pode ser uma estratégia aplicada a lojas físicas, desde que o pagamento seja efetuado com a máquina específica da empresa de cashback.
Neste boletim você conhecerá:
- Dados dos consumidores brasileiros
- Modelo de negócio: como funciona na prática
- Estratégias do cashback
- Casos de sucesso
Faça o download do boletim e saiba mais!