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    Boletim de Tendências
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  • 05 de jul. 12

Mapeamento das cidades brasileiras com melhor potencial de consumo em 2012

O setor calçadista brasileiro crescerá 15% em 2012 e consumirá R$ 36,57 bilhões em calçados

O setor calçadista brasileiro crescerá 15% em 2012 e consumirá R$ 36,57 bilhões em calçados. Estima-se que para esse ano o consumo per capita anual será de R$ 244,06. As regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste contam com 60 cidades mais atrativas, conforme o índice de potencial de consumo, publicado pelo IPC Maps 2012. A lista constará neste relatório.

Ao se considerar os estados mais promissores em termos de consumo, pelo maior número de cidades que englobam, tem-se inicialmente o estado de São Paulo (SP) com 17 cidades, seguido pelo estado do Rio de Janeiro (RJ) com oito cidades e em terceiro segue Minas Gerais (MG) com quatro cidades. Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR) e Espírito Santo (ES) têm apenas três cidades elencadas, enquanto Bahia (BA), Goiás (GO) e Pernambuco (PE) possuem somente duas cidades, as respectivas capitais e mais uma cidade.

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte representam 15% do mercado consumidor brasileiro, portanto merecem um enfoque mais direcionado pelas empresas calçadistas. Já cidades como Manaus, Porto Velho e Natal apresentaram um crescimento no potencial de consumo acima da média nacional, o que significa mercados promissores que merecem serem investidos mercadologicamente. Este relatório pretende colaborar para o estabelecimento de estratégias mais direcionadas.

Confira o relatório na íntegra!

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