Observatório
- Indústria
- 20 de nov. 12
Recuperação de crédito fiscal decorrente de exportações realizadas: Drawback Integrado e Reintegra
As empresas que exportaram nos últimos dois anos podem usufruir dos programas que trazem benefícios fiscais e promovem a redução de custos
Esse relatório apresenta duas modalidades de benefícios fiscais para empresas calçadistas que exportaram nos últimos dois anos. São apresentados com detalhes os programas Drawback Integrado, gerenciado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Exterior (MDIC) e o Reintegra, coordenado pela Receita Federal.
Pelos benefícios, os empreendedores podem realizar uma reposição de estoque dos insumos que compuseram os produtos exportados com isenção de tributos ou solicitar a recuperação de 3% de crédito fiscal decorrente das exportações feitas no último ano. Muitas empresas, de acordo com o governo, deixam de solicitar os benefícios por considerar os sistemas burocráticos ou por desconhecimento.
Nesse relatório, será possível verificar que as ações para a solicitação da isenção de tributos como Imposto de Importação, IPI, PIS e Cofins são relativamente simples e que se trata de uma mais uma opção viável para a redução de custos. Além disso, as medidas conferem uma ação importante de incentivo para exportação mesmo que as empresas não exportem de forma contínua.
Confira o relatório na íntegra!