![Mulher dona de pequeno negócio sorrindo.](https://www.sebrae-sc.com.br/storage/imagem-principal/_1920x600_crop_center-center_100_none/6301645/SebraeSC-Tendencia-dos-pequenos-negocios.webp)
Observatório
Mais acessados
no setor
![Observatório de negócios](/assets/dist/img/lgo/observatorio.webp)
![Mulher dona de pequeno negócio sorrindo.](https://www.sebrae-sc.com.br/storage/imagem-principal/_1920x600_crop_center-center_100_none/6301645/SebraeSC-Tendencia-dos-pequenos-negocios.webp)
- Comércio
- 13 de dez. 22
Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses - 3º trimestre de 2022
Confira indicações sobre o estado geral dos pequenos negócios catarinenses e os principais resultados gerados no 3º trimestre de 2022, com dados sobre vendas, investimentos, dificuldades e outros aspectos.
O Sebrae e o Observatório de Negócios buscam reunir, trimestralmente, indicações sobre o estado geral dos pequenos negócios catarinenses, suas expectativas de curto prazo e indicativos sobre o desempenho da atividade econômica no último trimestre.
Para isso, são realizadas entrevistas distribuídas por cotas representativas ao número de MEI, ME e PE, assim como por setor de atividade nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.
Entre os resultados da análise desses dados estão:
- 26,5% das empresas responderam que a maior dificuldade encontrada é o aumento de custos;
- Apenas 31% dos pequenos negócios catarinenses registraram aumento nas vendas no 3º trimestre em relação ao trimestre anterior;
- As ferramentas de venda com maior uso neste trimestre são o WhatsApp para 82,7% e o Instagram para 82,5% dos empresários entrevistados.