Observatório
- Comércio
- 31 de out. 22
Pesquisa e avaliação de produtos - opinião nas redes sociais
Pesquisamos nas redes sociais quais são os principais critérios que os consumidores consideram antes de realizar uma compra e como eles fazem pesquisa e avaliação de produtos
Entender o comportamento do consumidor e os critérios que levam a comprar um produto é fundamental para elaborar a jornada de compra do cliente.
Estudos indicam que 9 em cada 10 brasileiros realizam pesquisas na internet antes de fazer uma compra, e que as redes sociais influenciam a decisão de compra de 77% dessas pessoas. Alguns consumidores ainda preferem a experiência de analisar e testar produtos nas lojas físicas e, por fim, finalizar a compra on-line. De qualquer forma, é nítido que existe preferência crescente entre os consumidores por “experiências híbridas” de compras, que possibilitam a integração entre o físico e o on-line, e que muitos não abrem mão do conforto de uma compra pela internet.
Diante desse contexto, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC foi às principais redes sociais para extrair e analisar as publicações de usuários e consumidores, buscando identificar como o consumidor faz pesquisa e avaliação de produtos na internet; quais características e comentários consideram para formar a decisão de compra; quais dicas consideram e quais dúvidas compartilham; e quais oportunidades podem ser observadas pelos empreendedores.
Entre os resultados que descobrimos:
- 82,8% das publicações foram feitas por usuários, que são os que aproveitam as redes sociais para, enquanto consumidores, relatar experiências, opiniões, dicas ou dúvidas a respeito de determinada marca, loja ou produto;
- 43,8% dos comentários analisados foram feitos no YouTube;
- As principais plataformas de compras citadas pelos usuários foram: Shopee, Shein e Mercado Livre.