Observatório
- Comércio
- 05 de dez. 22
Atraindo os talentos da Geração Z
O que os jovens dizem nas redes sociais sobre o mercado de trabalho?
Para muitas empresas, pode ser bastante desafiador atrair novos talentos e trabalhar na retenção de colaboradores.
Ao falarmos dos talentos da Geração Z, que são os jovens nascidos entre 1995 e 2010, é preciso que as empresas se adaptem a um novo olhar sobre as relações pessoais e profissionais. Eles estão chegando agora no mercado de trabalho, mas já têm convicções a respeito do que consideram essencial e dos valores que não abrem mão na hora de buscar um emprego.
Diante desse contexto, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC realizou uma pesquisa nas redes sociais com o objetivo de identificar o que esses jovens falam a respeito do mercado de trabalho e como as empresas podem atrair esses talentos.
Veja alguns destaques do que descobrimos:
- 65,6% das publicações foram feitas por usuários, que são as pessoas que aproveitam as redes sociais para relatar experiências, opiniões, críticas, dicas ou dúvidas a respeito do mercado de trabalho e processos seletivos;
- A maior parte dos comentários analisados foram feitos no Twitter: a rede teve uma participação de 37,4% na análise dos resultados;
- Entre as principais críticas observadas acerca dos processos seletivos estão: a falta de retorno das empresas, processos longos e desorganizados e exigir experiência anterior como requisito fundamental.
Assista ao vídeo e saiba o que os jovens estão comentando sobre o mercado de trabalho.