Observatório
- Comércio
- 18 de jul. 19
SPFW 47: A era digital das semanas de moda
Confira pesquisa inédita realizada no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube sobre a São Paulo Fashion Week 2019 e descubra o que movimentou as redes sociais durante o evento.
O mercado da moda sempre esteve envolto em um paradigma que alia expressão artística e valor comercial. As semanas de moda – eventos em que empresas do setor apresentam tendências da temporada – são uma importante representação desse modelo. Os estilistas desenvolvem coleções e transformam conceitos em peças, utilizando a estética para despertar o desejo de compra.
Com a explosão das redes sociais, esse sistema teve grande impacto. Os eventos continuam acontecendo, mas já não são a principal forma de divulgação das novidades. A repercussão online é o ativo mais poderoso do momento.
Dessa forma, este estudo tem o propósito de apresentar um panorama das publicações feitas nas redes sociais com relação à edição 47 da São Paulo Fashion Week - o maior evento de moda do Brasil -, que aconteceu entre os dias 22 e 27 de abril de 2019.
Como a pesquisa foi realizada?
Para coleta das publicações, foram utilizadas buscas a partir das hashtags oficiais do evento e de termos relacionados, além dos perfis oficiais da SPFW e das 36 marcas que participaram dessa edição.
O que a pesquisa traz?
Tenha acesso a diversas informações relacionadas aos publicadores e aos eventos que aconteceram durante a semana de moda, como:
Perfil dos usuários que interagiram com o evento
Top posts e top influenciadores
Distribuição da audiência por rede social
Termos mais utilizados
Principais assuntos comentados
Resultados por dia de evento
O que foi comentado antes e depois do evento
Dicas e estratégias para os empreendedores
Por que essa pesquisa é importante?
As redes sociais são plataformas cruciais para o mercado de moda na atualidade e esse potencial se intensifica ainda mais durante as semanas de moda. Ficar por dentro do que o público tem falado a respeito e conhecer o perfil de quem mais interage nas redes sociais, portanto, torna-se essencial para criar oportunidades para o seu negócio.