- Agronegócio
- 11 de mai. 11
Análise de características sensoriais em méis - ferramenta para adequar produto ao mercado
A análise sensorial é uma técnica que permite identificar boa parte dos méis produzidos, comparar sua qualidade de acordo com os processos de produção, colheita, extração e armazenagem
A análise sensorial é uma técnica que permite identificar boa parte dos méis produzidos, comparar sua qualidade de acordo com os processos de produção, colheita, extração e armazenagem. Análises sensoriais de méis são normalmente realizadas pelo consumidor, de forma simples, por meio da avaliação de características como a cor e o aspecto do produto.
Devido a essa situação singular, na qual há participação direta do consumidor, é importante que os méis passem por uma análise sensorial antes de partirem para o mercado consumidor. Um conjunto de dados físico-químicos, palinológicos e sensoriais permite definir todo um grupo de méis.
Para realizar uma boa análise, é conveniente ter informação sobre o produto foco, como origem, composição, características de extração, armazenamento e envase. É preciso ainda conhecer e dominar a técnica analítica sensorial a ser utilizada.