Observatório
- Indústria
- 15 de jul. 11
As cores e a classe C
Impulsionada pelo crescimento da renda e longos parcelamentos, a classe C está indo as compras
Impulsionada pelo crescimento da renda e longos parcelamentos, a classe C está indo as compras. Uma empresa participante do SIS que quer alinhar suas estratégias para seduzir a tão almejada fatia de mercado fez a seguinte solicitação: ?Quais as tendências de cores dos móveis para a nova classe média (C)?".
A primeira pergunta que tentamos responder foi: será que tamanha quantidade de pessoas podem gostar das mesmas cores? É realmente uma ?nova classe média" ou uma ?nova classe social"?
O sociólogo Jessé Souza, autor do livro "Os Batalhadores Brasileiros", afirma que a ascensão social de 30 milhões de pessoas não produziu uma "nova classe média", mas uma classe social diferente, que tende a preservar aspectos importantes da história e da tradição das classes sociais envolvidas nessas mudanças.
Por outro lado, a Limo Inc., no documentário Breakonsumer, demonstra que existe uma aproximação de comportamento das classes A, B e C. A classe C cada vez mais reproduz o comportamento das classes A e B.
Mas a realidade mostra uma mistura dos comportamentos apresentados tanto no livro ?Os Batalhadores Brasileiros", quando no documentário Breakonsumers e você poderá perceber lendo este relatório na integra.