Observatório
- Indústria
- 03 de mai. 11
Logística empresarial: Um diferencial competitivo
As empresas devem encarar que a logística é muito mais que apenas uma ferramenta de redução de custo; é uma atividade estratégica
A preocupação com os custos, a maior competição pelo mercado e a necessidade de garantir prazos de distribuição são alguns dos fatores que fazem com que a logística empresarial seja uma preocupação real das empresas.
Para a maioria das empresas fabricantes de móveis que participam do SIS, o transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. Trata-se de uma atividade essencial, pois nenhuma indústria pode atuar sem providenciar seus produtos aos clientes.
Se a empresa optar pela terceirização, é preciso que seja identificado o que os seus clientes (atuais e potenciais) consideram importante em termos de serviço logístico e desenvolva estratégias e ações que estejam alinhadas a estes. Logo, escolha um parceiro que seja aliado de sua empresa e assine um Acordo de Níveis de Serviço.
As empresas devem encarar que a logística é muito mais que apenas uma ferramenta de redução de custo; é uma atividade estratégica.