Observatório
- Comércio
- 28 de abr. 17
Minimercados e mercearias: Panorama de mercado
A busca por praticidade e conveniência por parte do consumidor tem feito com que um mercado se desenvolva: o de mercearias e minimercados.
O relatório apresenta informações sobre minimercados, mercearias e o perfil do consumidor. Também mostra desafios relacionados à concorrência com grandes redes de supermercados e estratégias que podem ser adotadas por esses comércios de vizinhança. Além disso, apresenta as principais tendências para minimercados e mercearias, aborda a importância do associativismo e recomenda ações.
O segmento de minimercados e mercearias tem apresentado crescimento superior ao de super e hipermercados, devido a fatores como:
- Características do negócio, como atendimento personalizado e localização próxima ao cliente.
- Aspectos econômicos, em que consumidor não precisa mais comprar em grandes volumes para aproveitar os preços - algo comum em tempos de alta variação da inflação.
- Comportamento do consumidor, que busca praticidade e conveniência ao optar por comprar nos minimercados, evitando procurar produtos em corredores e enfrentar filas.
- Trata-se de um mercado que tem apresentado crescimento por conta desses fatores e que se configura como oportunidade, em acordo com as tendências de mercado.
Confira o relatório completo, faça o download, é gratuito!