Observatório
- Indústria
- 20 de abr. 11
Moda das marcas espanholas apresentadas na Modacalzado 2011
O presente relatório apresenta algumas marcas espanholas que expuseram na Modacalzado
No mês de março, três importantes feiras do setor calçadista ocorreram na Europa: a MICAM na Itália, a Modacalzado na Espanha e a GDS na Alemanha. A Europa é uma grande referência da moda, como também um grande consumidor. Importantes centros, como Itália e Espanha, ainda lançam a moda que será referência na próxima estação, principalmente no que se refere ao outono e inverno. Desta forma, é relevante acompanhar o que está sendo exposto e comercializado neste continente, bem como, analisar a oportunidade de expor em feiras de projeção internacional.
Estes eventos não são só importantes para acompanhar as novas coleções e monitorar a concorrência, como também são plataformas de prospecção de negócios internacionais, principalmente para as empresas que almejam a internacionalização ou que já atuam em mercados externos. Sabe-se que a Europa tem desviado parte de sua produção de calçados para países asiáticos e do leste europeu, o que significa uma oportunidade para as empresas brasileiras de se posicionarem como fornecedores de calçados.
Assim como os Estados Unidos, que é um importante importador de calçados, já que não produz este bem de consumo, a Europa também tem ampliado a sua condição de importador. Assim, cabe analisar e ponderar se este mercado se constitui em uma oportunidade para as empresas de calçados brasileiras. É preciso destacar que, devido à proximidade cultural, Portugal e Espanha se apresentam como portas de entrada, para as empresas brasileiras, à Europa.
O presente relatório apresenta algumas marcas espanholas que expuseram na Modacalzado, com destaque para a marca Fluchos - que aplica a tecnologia OutDry em seus calçados. Exemplos como este apontam que a agregação de valor aos calçados está associada também às novas tecnologias, que oferecem conforto e saúde aos pés. Outro aspecto que ficou evidenciado no decorrer da Modacalzado foi o apelo artesanal, ou seja, marcas que ainda preservam o processo de confecção à mão - que é bem aceito no mercado europeu.