Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Os fundamentos da excelência Parte I
Neste relatório abordaremos conceitos e práticas associadas aos fundamentos: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura de inovação
Os fundamentos da excelência refletem valores reconhecidos internacionalmente que, se aplicados, melhoram os processos e produtos, reduzindo os custos e aumentando a produtividade da empresa, tornando-a mais competitiva. Estas práticas também colaboram para aumentar a credibilidade e o reconhecimento público.
Neste relatório abordaremos conceitos e práticas associadas aos fundamentos: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura de inovação, liderança e constância de propósitos, orientação por processos e informações e visão de futuro. Os restantes serão abordados no próximo relatório.
Atingir a excelência aplicando os fundamentos não é uma tarefa fácil de ser realizada, já que os conceitos até aqui abordados não se fundamentam em leis, normas ou técnicas. São valores que necessitam ser internalizados e praticados visando à melhoria na gestão de uma organização.