Observatório
- Indústria
- 10 de nov. 11
Perspectivas do comércio eletrônico no Brasil
O aquecimento da economia brasileira e o e-commerce
O aquecimento da economia brasileira tem beneficiado vários setores e, consequemente, atraído inúmeros investimentos. O comércio eletrônico é um dos segmentos que tem registrado evolução, motivada pela entrada de multinacionais que vislumbraram no País a possibilidade de conquistar novos clientes, graças ao aumento do poder aquisitivo da população.
Com cerca de 81 milhões de usuários que navegam na web, 27,4 milhões já fizeram ao menos uma compra pela internet. No primeiro semestre de 2011, 4 milhões de consumidores compraram pela primeira vez pelo e-commerce e 4,7 milhões de pessoas farão sua primeira compra virtual ao longo do segundo semestre do ano.
Apesar do bom momento há pontos negativos, como a falta de mão de obra qualificada para trabalhar com as novas tecnologias. Por outro lado, há situações positivas, como a possibilidade de vender produtos para várias partes do mundo. Para tanto é preciso que as empresas desenvolvam estratégias, façam investimentos e desenvolvam políticas adequadas ao seu negócio.
Confira relatório na íntegra!