- Serviços
- 16 de set. 19
Undertourism: como aproveitar o turismo não convencional
Descubra o que é esse conceito e conheça as oportunidades para o seu negócio.
O setor de turismo exerce papel importante para o desenvolvimento da economia, de modo que tem se tornado um setor estratégico para que diversos países aumentem a renda nacional. Em 2018, o turismo contribuiu para 10,4% do PIB mundial, enquanto no Brasil, representou 8,1%. Além disso, o número de turistas mundiais tem aumentado sucessivamente desde 2009, o que representa um avanço de 8%.
Porém esse crescimento tem acontecido de forma desproporcional em algumas regiões, gerando o chamado overtourism, em que ocorre a superlotação de turistas no local. A partir disso, governos e comunidades começaram a investir em lugares e atrações não convencionais, com o intuito de amenizar e redirecionar o turismo, desenvolvendo outras regiões com potencial turístico, ou seja, investindo em estratégias de undertourism.
Confira neste relatório:
O que é undertourism
A categorização do turismo no Brasil e em Santa Catarina
Regiões turísticas catarinenses e seus potenciais
Estratégias no undertourism
Oportunidades para os empreendedores
Ações recomendadas