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Empreendedorismo
Gestão
13 dez. 2023

Conheça 10 ferramentas de planejamento estratégico para impulsionar pequenos negócios

Definir o planejamento estratégico ainda é um desafio para muitas empresas. No entanto, possuir estratégias consolidades, é crucial para que um negócio se mantenha competitivo no mercado e evite seu fechamento.

É muito incomum que uma empresa alcance o sucesso que almeja sem planejar. Sem uma abordagem estratégica bem definida, as empresas correm o risco de perder oportunidades, acabam enfrentando desafios imprevistos, podem perder clientes e por consequência, seu lugar no mercado. O sucesso empresarial é resultado de um planejamento detalhado, que prevê além de metas, a manutenção de clientes, a expansão do mercado e a adaptação ágil a mudanças.

O que é planejamento estratégico

É o conjunto de mecanismos que uma empresa utiliza para conquistar sucesso nas operações e que inclui o estabelecimento de metas, de ações, de recursos e a tomada de decisões. Ele é essencial para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados almejados, já que torna possível a verificação e prevenção de problemas, a definição de metas mais assertivas, o monitoramento da equipe e claro, a definição de estratégias voltadas à realidade e objetivos do negócio.

O planejamento estratégico serve para qualquer tipo de empresa e porte, e inclusive, para negócios que ainda não existem, auxiliando na abertura de forma estruturada.

Por que planejar?

Entre os benefícios de adotar o planejamento estratégico, estão: o aumento da produtividade, otimização de tempo, recursos e processos, inteligência na tomada de decisão aumento da carteira de clientes, competitividade e alcance de metas.

10 ferramentas de planejamento estratégico para pequenos negócios

Agora que você sabe mais sobre planejamento, o convidamos a conhecer 10 ferramentas que podem auxiliar na elaboração do planejamento. São ferramentas fáceis de utilizar. Confira todas elas e escolha as que melhor se adaptarem ao seu negócio!

1. Missão, Visão e Valores

Pode parecer simples, mas muitas empresas ainda não têm definido a Missão, Visão e Valores. E esse, é o ponto de partida para nortear todas as decisões da empresa e guiá-la na organização de seus objetivos.

A missão de uma empresa é uma declaração concisa que descreve o propósito fundamental da organização, ou seja, porque ela existe. Ao traçar esses três pontos fundamentais, a empresa consegue definir sua direção estratégica e o empreendedor passa a refletir sobre o papel do seu negócio, o reflexo de seus serviços ou produtos aos clientes e sobre o futuro da empresa.

Clique aqui e confira um passo a passo de como definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa!

2. Canvas Modelo de Negócio

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico, essencial para desenvolver modelos de negócio novos, ou aperfeiçoar os já existentes. É muito simples e prático, e apresenta de forma dinâmica os aspectos gerais de uma empresa, proporcionando uma visão ampla de todo o negócio.

Basicamente, ele cobre quatro áreas principais de uma organização: clientes, oferta, viabilidade financeira e infraestrutura, e é composto por nove blocos, que juntos montam um mapa visual com informações essenciais sobre o negócio.

O uso do Canvas possibilita uma análise dos aspectos gerais da empresa, as relações de todos os processos internos, um maior controle de todos os produtos, serviços e operações, além de benefícios como: previsibilidade, inovação e abordagem global.

Clique aqui e saiba como estruturar seu negócio através do Canvas!

3. Análise SWOT

A análise ou matriz SWOT, em português FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que engloba a análise de cenários para embasar a tomada de decisões. Ela proporciona um diagnóstico completo de situações que englobam o planejamento, como análise de mercado, concorrentes, fornecedores, entre outros.

Através dela é possível descobrir os pontos fortes (Strenghts) e fracos (Weaknesses) da empresa, além das oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Todas as iniciais dessas palavras, formam a sigla SWOT.

Clique aqui e baixe o exemplo preenchido do Sebrae/SC. Baixe também o modelo da matriz FOFA em branco, para que você possa preenchê-lo com os dados da sua empresa.

4. 5W2H

O 5W2H se aplica a qualquer cenário em que seja necessário elaborar um plano de ação, seja empresarial ou pessoal. Ou seja, é possível traçar desde um planejamento orçamentário de uma empresa, lançamento de produtos, reorganização de processos, até organizar uma viagem com amigos ou uma festa de família.

A ferramenta 5W2H é um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos no projeto. Para isso, envolve líderes e colaboradores para identificação de necessidades e propostas de soluções aos objetivos que se deseja alcançar.

A sigla 5W2H vem do inglês e é formada pelas letras iniciais das sete perguntas que devem ser feitas ao traçar o plano:

What: o que será feito? / Why: por que será feito? / Where: onde será feito? / When: quando será feito? / Who: por quem será feito? / How: como será feito? / How Much: quanto vai custar?

Saiba como aplicar na sua empresa acessando um artigo do blog!

5. Metodologia OKR

Os OKRs auxiliam e muito a realização do planejamento, por abranger todos os passos para o alcance dos objetivos traçados, desde a definição, até a as ações que precisam ser tomadas para atingi-las. A metodologia Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), tem o intuito de alinhar e engajar pessoas de forma colaborativa, e as metas e objetivos precisam ser definidos de acordo com um propósito, no qual as pessoas acreditam ou que faça sentido para elas.

O que diferencia uma OKR de modelos tradicionais, é justamente a motivação das pessoas de trabalharem juntas em busca de um objetivo comum. Clique aqui e saiba como implementar a metodologia OKR na sua empresa!

6. Análise 360° de oportunidades de negócio

É uma ótima ferramenta para transformar ideias em oportunidade ou negócios lucrativos. A Análise de Oportunidade integra várias abordagens sobre como avaliar ideias, classificar quais são viáveis e priorizar as que representam melhores resultados. Basicamente, ela guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio. Acesse a ferramenta e preencha agora mesmo!

7.  Matriz BCG

A matriz BCG analisa o desempenho dos produtos e serviços de uma empresa, com foco na aceitação do consumidor. Ela é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado. Cada um deles possui mais duas divisões, que no fim, auxiliam o empreendedor na análise do ciclo de vida dos produtos.

O eixo horizontal se refere à participação do produto no mercado e o eixo vertical à taxa de crescimento do mercado. Nesta matriz, o mix de produtos de uma empresa pode ser classificado em quatro categorias:

  • Vacas-leiteiras: são produtos que geram muito lucro para a empresa, sem que seja necessário muito investimento.
  • Estrela: são os produtos que geram muito lucro, mas que ao mesmo tempo, exigem investimentos altos para obter um bom nível de vendas.
  • Ponto de interrogação: parecem ter bom potencial de geração de lucros, mas ainda exigem altos investimentos. Se encontram em um mercado de crescimento rápido, mas, com baixa participação.
  • Produtos cachorro/abacaxi: não vendem bem, não têm boa margem de lucro e contribuem pouco para os resultados.

A versão original da Matriz BCG pode não fazer muito sentido para negócios de pequeno porte, mas, é possível usá-la com uma configuração diferente. Clique aqui e conheça!

8. Meta SMART

A meta SMART é uma forma eficiente de criar metas. Definida com base em cinco critérios, ela deve ser: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal, que são os significados da sigla. A estratégia é fácil de ser utilizada, pode ser aplicada em todo tipo de empresa e é muito útil para ajudar os negócios a determinarem seus objetivos e trazer clareza, foco, motivação, prazo e meios para alcançar os objetivos de maneira inteligente.

Saiba mais sobre cada um dos critérios:

S: Específica → O que deve ser alcançado? Quais ações são necessárias para alcançar? Onde será realizada? Entre outros.

M: Mensurável → Qual o resultado esperado? Uma dica é utilizar indicadores que mensurem o progresso da meta.

A: Atribuível → Quem será o responsável pelo alcance da meta?

R: Realista → É possível atingi-la? É preciso definir metas que possam ser alcançadas, levando em consideração os recursos disponíveis da empresa;

T: Temporal → Estabelecer um prazo para alcançar a meta.

9. Mapa da Empatia

É uma é uma ferramenta visual e de gestão à vista, utilizada para conhecer melhor o cliente e servir como uma espécie de bússola para entender e atender suas necessidades.

A ideia é reproduzir o cliente de forma visual, para compreender sua personalidade, e isso é possível a partir de seis perguntas:

  1. O que pensa e sente?
  1. O que ouve?
  1. O que vê?
  1. O que fala e faz?
  1. Quais são as dores?
  1. Quais são as necessidades?

Ao passo em que se conhece o cliente, fica muito mais fácil definir um planejamento estratégico e comercial.

10. As 5 Forças de Porter

As 5 Forças de Porter são muito utilizadas na criação do planejamento estratégico de uma empresa, para guiar o caminho pelo qual ela deseja percorrer. A ferramenta foi criada por Michael Porter, nos anos 70, com o objetivo de avaliar e analisar o mercado. Ela é indicada para negócios de todos os portes, que queiram analisar o ambiente competitivo em que estão inseridos e ter uma visão mais abrangente da concorrência. Conheça as 5 Forças de Porter:

1- Rivalidade entre os concorrentes;

2- Poder de negociação dos fornecedores;

3- Ameaça de produtos substitutos;

4- Ameaça de entrada de novos concorrentes;

5- Poder de negociação dos clientes.


Essas são algumas das ferramentas de planejamento estratégico que podem ajudar sua empresa. Esperamos que esse artigo tenha te auxiliado e o convidamos a conferir nossos demais artigos do blog e materiais do site. Ao acessar o Portal, é possível encontrar cursos e materiais sobre gestão, planejamento, marketing, vendas, entre outras áreas importantes para o desenvolvimento estratégico do seu negócio. Além disso, há a Faculdade Sebrae, diversas ferramentas, o Empretec, PGA e as consultorias especializadas.

Caso necessite de atendimento, solicite através do chat, via 0800 570 0800 (WhatsApp ou telefone) ou Salas do Empreendedor.

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MG
MARVIN LOPES GUEDES
Há 2 meses atrás

<h3> Ótima postagem! </h3>

Sebrae SC Há 2 meses atrás

Olá, Marvin! 
Esperamos que você possa aplicar o que aprendeu no artigo e que isso contribua para o sucesso do seu negócio. 

Conte conosco, 
Equipe Sebrae SC. 

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