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Transformação Digital
Marketing
24 jul. 2023

Acessibilidade digital: como eliminar barreiras no seu e-commerce

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 cerca de 17,3 milhões de pessoas apresentavam algum tipo de necessidade especial. Destas, cerca de 6,9 milhões possuíam algum grau de deficiência visual e 2,3 milhões, deficiência auditiva.

Esses números chamam a atenção para práticas que promovam a acessibilidade. Mas, diferente do que a maioria das pessoas pensa ao falar sobre o assunto, a acessibilidade vai muito além da adequação de estruturas e espaços físicos.

Nesse quesito, surgem os recursos de acessibilidade digital, que consiste em adequar um aplicativo, site ou rede social, para que todos possam ter acesso às informações, produtos e serviços.

Apesar de ser um assunto muito importante e que faz a diferença na vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, segundo uma pesquisa que avaliou 21 milhões de sites ativos no Brasil, apenas 0,46% deles estão adequados em todos os parâmetros de acessibilidade digital. O estudo foi realizado pelo Movimento Web para Todos, em parceria com a BigDataCorpi e com o Núcleo de Informação e Coordenação do .br.

Apesar de não ser uma pesquisa brasileira, um estudo realizado no mercado britânico pela empresa Click-Away Pound, aponta que 69% das pessoas entrevistadas já abandonaram um site no meio de uma compra por falta de acessibilidade.

O assunto é tão importante que, em outubro de 2022, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou uma norma que estabelece requisitos de acessibilidade em telefones celulares. A Norma nº 17.060 visa facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais aos ambientes virtuais, a partir do manuseio de tecnologias digitais acessíveis em aparelhos de telefonia móvel.

Este artigo foi preparado para explanar mais sobre o assunto e mostrar a importância de adequar o seu e-commerce aos requisitos de acessibilidade digital.

O conceito de acessibilidade digital

A acessibilidade digital tem o objetivo de eliminar barreiras da navegação na internet. A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso e inclui, além da navegação de uma página, outras formas que permitam que os usuários possam interagir de forma ativa com o conteúdo exposto, proporcionando maior autonomia no ambiente virtual e eliminando possíveis barreiras.

O que torna um e-commerce acessível?

Um site ou e-commerce é considerado acessível, quando é projetado para evitar barreiras que afetam principalmente Pessoas com Deficiência (PCD) e quando tornam mais democráticos os diversos serviços on-line.

E quais os benefícios da acessibilidade digital para os negócios?

Como mencionado anteriormente, o objetivo principal da acessibilidade digital, é o de incluir pessoas com deficiência na navegação e usabilidade de sites e aplicativos digitais, tornando o acesso fácil, navegação mais rápida e prática para todos e sem barreiras. No entanto, ao tornar um portal ou e-commerce mais inclusivo, o negócio acaba recebendo também outras vantagens.

Um exemplo disso é o aumento de acessos ao site. Portais que têm essa preocupação são mais facilmente indexados em mecanismos de busca e apresentam maior compatibilidade com aplicativos, sem contar que o próprio empreendimento passa a ser entendido sob um novo olhar. Confira mais alguns motivos para se adequar aos parâmetros:

  • Evitar atitudes discriminatórias: todos têm o direito de utilizar os serviços on-line. Um site de uma empresa que não ofereça acessibilidade, pode ser entendido como uma postura discriminatória;
  • Atender os requisitos da Lei Brasileira de Inclusão, que estabelece que todos os sites de empresas com sede ou representação comercial devem ter ferramentas de acessibilidade;
  • Uma política de acessibilidade digital mostra que o negócio se preocupa com questões de acesso à informação, o que pode auxiliar com o fortalecimento da marca.

Relação entre usabilidade e acessibilidade digital

Algumas pessoas confundem erroneamente a acessibilidade com a usabilidade em plataformas digitais. O conceito de acessibilidade você já deve ter entendido até aqui, certo? O de usabilidade se refere à facilidade de uso da interface de um sistema ou ferramenta, permitindo que o usuário execute suas tarefas com simplicidade e praticidade. Esse conceito tem o objetivo de gerar uma experiência agradável e positiva para os consumidores.

Ambos têm como objetivo melhorar a experiência do usuário, mas cada um se concentra em aspectos diferentes.

Tipos de acessibilidade digital no e-commerce

Ao adaptar seu site ou redes sociais, tornando-os acessíveis, é preciso pensar em ajustes que facilitem o momento da compra, o atendimento e contato com o cliente. Confira algumas das principais adaptações para o e-commerce: acessibilidade de textos, acessibilidade de imagens, vídeos e mídias semelhantes, acessibilidade no atendimento ao cliente e nas redes sociais.

Como trazer acessibilidade digital para seu e-commerce?

Agora você pode estar se perguntando: “Ok, entendi todos os conceitos e a importância. Mas, como criar conteúdos acessíveis para a minha empresa?”. O governo federal possui um Modelo de Acessibilidade que contém as principais recomendações para tornar um site mais inclusivo. Para ajudar nessa jornada, oferecemos um Relatório de Inteligência que oferece dicas e insights de como desenvolver um e-commerce mais acessível e impulsionar o empreendimento para um público diverso. Clique aqui e confira gratuitamente!

Lembre-se de que essa é uma etapa crucial para o sucesso de sua empresa e que pode ter um impacto significativo na vida de inúmeras pessoas. É uma atitude que promove a inclusão, permitindo que indivíduos tenham acesso a oportunidades de estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas e compartilhar experiências e conhecimentos. Ao adotar essa abordagem inclusiva, você contribuirá para uma mudança transformadora, mais inclusiva e igualitária.

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