As melhores práticas de Marketing e Vendas para Micro e Pequenas Empresas
Com a transformação tecnológica e digital, os negócios precisam se adequar e enfrentar diversos desafios para ficar à frente da concorrência, não perder clientes da carteira ativa e prospectar novos.
Por sorte, com a ascensão do marketing digital, de novas tecnologias e de outros recursos, gerenciar um negócio de maneira efetiva pode ser muito mais fácil.
Se reinventar e definir estratégias criativas para atingir os clientes e utilizar as ferramentas adequadas para promover o seu negócio, pode fazer toda a diferença para atingir os resultados almejados.
Investir no marketing, tanto on-line quanto off-line, tem sido uma das melhores alternativas para ter um melhor resultado comercial. Leia este artigo até o fim e saiba mais sobre como ter uma boa prática de marketing e quais recursos utilizar para potencializar as vendas!
Faça um plano de marketing
O primeiro passo para implantação de qualquer estratégia, é criar o plano de marketing. Ele é uma ferramenta de gestão dividida em três etapas: 1. Planejamento; 2. Implementação; 3. Avaliação e controle. É uma espécie de guia para determinar os objetivos, ações e demais informações necessárias para nortear o trabalho de divulgação de uma empresa. Seria um mapa com processos detalhados e programados para serem realizados.
Ele pode ser utilizado tanto para uma campanha específica, quanto para criar estratégias de marketing de conteúdo a fim de promover os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Planejar garante uma otimização dos processos e rotinas, permitindo uma boa gestão e alinhamento das atividades. A ferramenta é fundamental para orientar as ações realizadas e garantir que todos os processos sejam cumpridos de forma correta.
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Benefícios do plano de marketing
- Definição do público-alvo ideal;
- Definição de objetivos e prazos de maneira estratégica;
- Amplo conhecimento de mercado e concorrentes;
- Melhor posicionamento da marca;
- Melhores resultados comerciais;
- Otimização de recursos;
- Redução de erros;
- Maior controle financeiro;
- Alinhamento da equipe;
- Programação de ações com antecedência.
Como usar o marketing em pequenas empresas
As redes sociais têm sido um dos melhores canais de vendas para as micro e pequenas empresas no marketing digital. O WhatsApp, Instagram e Facebook são as redes mais usadas pelos consumidores e se tornaram ferramentas essenciais de vendas para empresas de todos os portes. Além delas, outros canais bastante utilizadas também têm trazido resultados positivos, como envio de e-mail marketing, produção de marketing de conteúdo em blogs e Youtube, além de investimentos em mídia paga.
É importante lembrar que em muitas cidades ainda é bastante vantajoso investir em anúncios de rádios, revistas e de redes de televisão locais. Apesar de as mídias digitais terem uma alta taxa de adesão e serem hoje os melhores canais de vendas, alguns canais off-line ainda possuem bastante audiência em alguns lugares.
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Saiba mais sobre a forma ideal de marketing para seu negócio
Defina sua persona, público-alvo e analise a concorrência para descobrir qual modelo ideal utilizar: marketing tradicional ou marketing digital! A pesquisa e definição do público-alvo serão bastante úteis para definir a melhor maneira de divulgar sua marca. Por exemplo, se seus clientes são mais jovens, as estratégias de marketing digital serão mais eficientes. Agora se seu cliente não está muito presente nas redes sociais, então estratégias tradicionais (offline) de marketing serão mais vantajosas.
É claro que a presença digital nunca será demais e investir nela pode ser crucial para atingir novos clientes, afinal, o alcance pode ser muito maior e mais eficiente.
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Como conquistar e manter clientes
Para obter sucesso na relação com o cliente é necessário entender e se importar com o êxito dele, pensar na experiência do cliente. Quanto melhor for essa experiência, mais sucesso seu negócio terá.
O fato é que como tudo está em constante mudança, as oportunidades de bons negócios surgem de forma tão inesperada quanto desaparecem e o empreendedor não pode ficar de braços cruzados esperando pela sorte.
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Para vender e vencer no mercado, é necessário muito profissionalismo e competência, que podem ser adquiridos com a constante busca por informações, com conhecimento e a utilização de métodos e técnicas de vendas de comprovada eficiência.
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Dicas para vender mais
Muito além de vender, o vendedor precisa exercer diversas outras funções para se manter competitivo no mercado. Investir em capacitação, planejar a prospecção de novos clientes, criar oportunidades para gerar novos negócios, ter muita simpatia, ótima imagem pessoal e comunicação, são algumas das ações que podem levar ao sucesso de uma venda. O vendedor precisa ter profissionalismo para identificar a necessidade do cliente, oferecer a oportunidade, conhecer o produto que vende e oferecer as vantagens ao consumidor. Manter-se atualizado e atento ao mercado e às tendências, também traz um diferencial ao vendedor.
No Portal Sebrae/SC há diversos materiais gratuitos com técnicas de marketing e vendas que podem ajudar a sua empresa a atingir os resultados esperados. Aproveite e confira um estudo especial que fala sobre a implantação do neuromarketing nos negócios. O neuromarketing é um campo de estudo que utiliza a ciência comportamental e a aplica às estratégias de marketing nas empresas.