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15 set. 2025

O que é certificado digital: tipos, para que serve e como obter o seu

O certificado digital é como um segundo CNPJ ou CPF, exclusivo do meio eletrônico, composto por tokens e usado para validar a identidade de pessoas físicas ou jurídicas. O uso desse certificado se popularizou entre pessoas físicas para a assinatura digital. No entanto, o uso da certificação digital por empresas vai além da assinatura de documentos de forma segura: serve para validar transações, enviar declarações e acessar serviços digitais com segurança.

E esse uso nem sempre é uma escolha, já que as empresas têm a obrigação de usar o certificado digital para emissão de notas fiscais, especialmente as do Lucro Real e Presumido, para o envio de obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial e, ainda, para acessar o e-CAC da Receita Federal e assinar processos judiciais eletrônicos (PJe).

Portanto, se você é empreendedor, ainda não tem um certificado e não sabe por onde começar, descubra neste artigo quais são os principais tipos, para que serve e como obter o seu!


O que é o certificado digital?

O certificado digital é uma identidade eletrônica que funciona como uma versão virtual dos documentos de identificação, garantindo autenticidade, confidencialidade e validade jurídica em transações online. Esse documento é emitido por uma autoridade certificadora e utiliza criptografia para assegurar que apenas o titular possa utilizá-lo, protegendo informações contra fraudes e acessos indevidos.


Para que serve o certificado digital?

O certificado digital serve para garantir segurança, autenticidade e validade jurídica em transações e documentos eletrônicos. Na prática, permite que pessoas físicas e jurídicas:

  • assinem documentos eletrônicos com o mesmo valor legal de uma assinatura física autenticada em cartório;

  • acessem sistemas da Receita Federal;

  • emitam notas fiscais eletrônicas;

  • atuem em processos judiciais digitais;

  • enviem declarações à Receita Federal sem risco de fraude.


No caso das empresas, o uso é ainda mais amplo. Com o certificado digital, é possível:

  • entregar obrigações acessórias, como o eSocial;

  • abrir e movimentar contas bancárias;

  • assinar contratos de fornecimento ou parcerias à distância;

  • autenticar procurações eletrônicas;

  • gerenciar certificados em nome de filiais.


Dessa forma, a organização ganha agilidade e reduz custos com papel e cartório, evitando assinaturas manuais autenticadas.

Empreendedor assinando documento em tablet com assinatura digital certificada.

Tipos de certificado digital

Os certificados digitais mais comuns são os tipos A1 e A3, que se diferenciam principalmente pela forma de armazenamento, validade e usabilidade.


Certificado digital A1

O certificado digital A1 é emitido e armazenado no computador do usuário. Pode ser acessado de diferentes dispositivos, tornando-se prático para os empreendedores que utilizam diversos aparelhos. Tem validade de 12 meses.


Certificado digital A3

O certificado A3 é armazenado em um dispositivo físico, em forma de token, similar a um pendrive, e apenas quem o tem em mãos pode usá-lo. No entanto, também existe a opção de armazená-lo em nuvem no modelo Safe ID, que permite o acesso por meio de dispositivos móveis.

O A3 tem validade de até 36 meses (3 anos) e pode ser considerado mais seguro, pois seu uso é limitado pela necessidade de ter o token no dispositivo no momento de uso, seja físico ou na nuvem.


Comparativo entre certificados A1 e A3

Característica

Certificado A1

Certificado A3

Armazenamento

Arquivo digital no computador/servidor

Dispositivo físico (token ou cartão)

Validade

1 ano

até 3 anos

Segurança

Está mais vulnerável

a acessos não autorizados

Mais seguro, exige acesso físico ao dispositivo

Usabilidade

Pode ser usado em vários sistemas e automatizado

Uso limitado, depende do token/cartão conectado

Risco de perda

Pode ser perdido em caso de formatação sem backup

Perda ou dano do dispositivo implica nova emissão

Indicado para

Empresas que precisam que vários usuários tenham acesso ao certificado.

Usuários que priorizam segurança em operações pontuais.


Passo a passo de como obter um certificado digital

Agora que você já sabe o que é o certificado digital e quais são os tipos, confira um passo a passo para obter o seu.


1. Defina o modelo de certificado que sua empresa precisa (A1 ou A3)

Escolha o modelo A1 se precisar utilizá-lo em automação e em múltiplos sistemas e o A3 se a sua prioridade for a segurança física. Caso tenha intenção de usar a certificação em algum sistema de gestão jurídico ou empresarial, é importante checar a compatibilidade antes da emissão.


2. Escolha uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada e compatível com seus sistema

Verifique se a Autoridade Certificadora (AC) escolhida está listada pelo ITI/ICP-Brasil para garantir aceitação por órgãos públicos e SEFAZ e compare a reputação dos fornecedores, os tipos de certificados ofertados, o processo de validação e o suporte.


3. Decida quem será o titular e como será a administração do certificado

Para uso por várias pessoas ou filiais, considere soluções em nuvem (cofre HSM/cofre virtual) ou políticas de gestão centralizada. Se o tipo de certificado escolhido for o A3, lembre-se que cada uso exige o token conectado e pode ser necessário um certificado por usuário.


4. Solicite o certificado à AC

Efetue a compra do seu certificado digital; isso é feito pelo site da AC, preenchendo um formulário de solicitação. O processo de contratação costuma ser rápido, levando em torno de 2 dias úteis.


5. Prepare e reúna a documentação da empresa e dos representantes

Normalmente, são exigidos os seguintes documentos:

  • comprovante de inscrição e situação do CNPJ (emitido no site da Receita);

  • contrato/ato constitutivo ou estatuto e suas alterações;

  • ata de nomeação/demonstrativo de poderes do representante;

  • RG ou outro documento oficial com foto do(s) responsável(is);

  • procuração, quando aplicável.

É importante verificar com a AC qual a documentação exigida para o certificado digital escolhido.


6. Agende e realize a validação presencial ou por videoconferência

Depois da compra, o processo padrão é a realização de uma reunião de validação. Algumas ACs oferecem validação remota e outras exigem presença física. Nessa validação, você deverá apresentar seus documentos para que a AC confirme sua identidade e seus poderes para representar o CNPJ.


7. Emissão técnica: geração de chaves e entrega do certificado

Após a validação, a AC gera o par de chaves criptográficas (pública/privada) e emite o certificado que será disponibilizado no modelo adquirido. Nesse momento, é preciso instalar e configurar o certificado nos sistemas (ERP, emissor de NF-e, portais governamentais) que você irá usar.

Representação gráfica de documentos e uma lista de tarefas que o certificado digital pode ser usado. Imagem tem como plano de fundo um empreendedor usando notebook.


Quem precisa de certificado digital?

De modo geral, precisam ter um certificado digital:

  • as empresas que têm obrigação de transmitir informações fiscais, trabalhistas ou emitir documentos eletrônicos;

  • os profissionais liberais que assinam documentos com validade jurídica;

  • as pessoas físicas que querem mais agilidade e segurança para serviços eletrônicos.

A obrigatoriedade depende do tipo de operação (como emissão de NF-e, envio de eSocial e acesso a portais fiscais) e do regime tributário da empresa, como explicamos abaixo.

  • Empresas do Simples Nacional com mais de 3 funcionários: em 2016 o Comitê Gestor do Simples Nacional definiu um cronograma que tornou obrigatório o uso do certificado digital para apresentação de informações trabalhistas e fiscais (GFIP, eSocial) para empresas enquadradas no Simples, dependendo do número de empregados. A regra passou por fases (mais de dez, depois oito, cinco e por fim três em 1º de janeiro de 2017).

  • Empresas não optantes pelo Simples (Lucro Presumido, Lucro Real etc.): essas empresas tendem a precisar de certificado digital quando emitem e assinam documentos eletrônicos obrigatórios, como a NF-e. Na prática, se sua empresa emite NF-e, acessa sistemas da Receita e SEFAZ ou transmite SPED e eSocial, o certificado digital será obrigatório.

  • Profissionais liberais (advogados, contadores, médicos, engenheiros etc.): frequentemente precisam do certificado para assinar petições, contratos, procurações e declarações com validade jurídica e para acessar sistemas específicos (por exemplo, sistemas judiciais ou de conselhos profissionais).

  • Pessoas físicas: o certificado digital é ideal para quem busca mais praticidade e segurança, por exemplo, para usar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda ou facilitar transações que exigem identificação forte. Bancos e plataformas financeiras também utilizam certificados para proteger transações e acessos sensíveis.

Representação com ícones das vantagens do uso de certificado digital ao lado de alvo apontado por homem. Vantagens são: agilidade, economia de tempo e de papel, praticidade, bem ao meio ambiente e cumprimento de regras obrigatórias.

Benefícios do certificado digital

  • Segurança jurídica: possui validade reconhecida por lei, garantindo que assinaturas e transações digitais tenham o mesmo peso de documentos em papel, protegendo contra fraudes.

  • Redução de burocracia: elimina etapas manuais, como o reconhecimento de firma em cartório, simplificando a formalização de contratos e declarações.

  • Agilidade e economia: possibilita emitir notas fiscais, assinar contratos e cumprir obrigações fiscais de forma totalmente online, poupando tempo e custos operacionais.

  • Sustentabilidade: reduz drasticamente o uso de papel e a necessidade de deslocamentos, contribuindo para práticas mais sustentáveis dentro das empresas.


Outras dúvidas sobre os certificados digitais

Qual a diferença entre assinatura digital e certificado digital?

O certificado digital é um documento em token usado para autenticação da identidade de uma empresa ou pessoa física, enquanto a assinatura digital serve para validar um documento tal qual uma assinatura autenticada em cartório.


Qual o custo de adquirir uma certificação digital?

O custo pode variar dependendo do modelo de certificado escolhido e do prazo de duração. Geralmente, o A1 é mais barato que o A3, mas dura apenas 1 ano, enquanto o outro modelo chega a 3 anos.


Quando devo renovar o meu certificado?

O certificado digital deve sempre ser renovado antes do vencimento.


Empreenda com a facilidade do certificado digital e com o apoio do Sebrae

Como você viu, a certificação digital já se tornou um item praticamente indispensável para empresas e empreendedores. Mesmo aqueles que não são obrigados a usar um certificado se beneficiam dele, como é o caso de MEIs que não se enquadram na regra do Simples Nacional, mas aproveitam a facilidade de assinar um contrato digitalmente.

Com o certificado digital, o empreendedor tem mais segurança nas suas transações digitais e garante a validade jurídica das operações sem o trâmite do cartório, o que representa agilidade e economia. E se você precisar de apoio para obter essa certificação ou para evoluir em outras áreas do seu negócio, conte sempre com o Sebrae. Conheça nossas soluções e vamos crescer juntos!

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