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Empreendedorismo
19 abr. 2023

Como criar um pitch: passo a passo para convencer o investidor

A apresentação de um Pitch é muito comum na rotina de alguns empreendedores, especialmente em startups. Trata-se de defender, em poucos minutos, uma ideia bem estruturada e conseguir convencer investidores, clientes ou sócios em potencial, que aquele determinado produto, serviço ou negócio, realmente funciona e pode revolucionar o mercado.

Embora seja mais popular no segmento de tecnologia e em startups, um pitch pode ser desenvolvido para todos os segmentos e tipos de negócios.

Mas, como encantar alguém que não te conhece em tão pouco tempo? Continue lendo esse artigo e descubra!

O que é pitch?

Um pitch é a oportunidade que se tem de vender uma ideia de negócio em um intervalo muito curto de tempo. Seriam aqueles poucos minutos em que se pode defender uma ideia ou produto, convencendo possíveis investidores ou grandes plateias, que aquilo vale a pena de ser conhecido, receber investimentos, confiança e atenção.

O pitch é completamente diferente de uma reunião de negócios e precisa conter basicamente: qual problema será resolvido, como é o mercado e o que a solução oferece para melhorá-lo, qual o diferencial competitivo da empresa e do produto/serviço a ser lançado, qual é o público-alvo que vai consumi-lo e qual retorno financeiro ou social trará.

Como criar um pitch de sucesso?

Dominar a arte do pitch é essencial para vender suas ideias. Essa apresentação curta e direta precisa resumir tudo o que a audiência precisa saber sobre o seu negócio ou sua solução.

É preciso criar um discurso estratégico para vender soluções inovadoras! Mas, como fazer isso? Confira as dicas a seguir:

1. Utilize storytelling

Contar uma boa história é uma das partes essenciais de um pitch e uma excelente estratégia de vendas. Através do storytelling, são compartilhados conhecimentos de uma maneira mais significativa para estimular a curiosidade de quem recebe a informação.

Esta é uma forma de trazer o potencial investidor para seu projeto. É uma técnica utilizada para o desenvolvimento de narrativas por meio do uso de diversos elementos, como personagens, ambientes e conflitos, para criar uma conexão com o investidor e fazer surgir o sentimento de necessidade para sua ideia. O discurso deve ser moldado visando atrair a atenção do expectador.

Acesse ao Relatório de Inteligência que dá mais dicas e informações sobre o assunto!

2. Planeje com antecedência

Apesar de muitas pessoas terem facilidade com improviso, isso não é indicado quando se trata de uma apresentação de pitch. Além de estruturar com antecedência o que falar e o que vai conter na apresentação, é preciso se preparar para possíveis questionamentos após a sua fala e principalmente, para saber explanar o conteúdo com facilidade. Você precisa mostrar que sabe do que está falando, e para isso, é necessário muito preparo, mesmo que você tenha o poder da oratória.

3. Foque na oportunidade e apresente a solução

Nem sempre o investidor que assistirá à apresentação trabalha na mesma área do produto ou serviço a ser oferecido. Por isso, a primeira coisa a se destacar é a oportunidade que a sua solução tem de resolver determinado problema e quais os diferenciais e vantagens competitivas frente à concorrência. A pessoa precisa se convencer que a solução é boa e visionária para investir. Então, mostre a viabilidade!

4. Apresente o protótipo caso seja possível

Obviamente, por conta da necessidade de recursos que se busca em um investidor, nem sempre há possibilidade de apresentar um modelo ou versão inicial de um produto para testar e validar ideias e funcionalidades. Mas, caso não seja possível apresentar o protótipo desenvolvido e testado aos potenciais clientes, crie outras formas de evidenciar como a solução funcionaria. Por exemplo, pode ser um modelo físico ou digital, uma maquete, um desenho esquemático, um modelo de software ou uma representação em 3D. O importante é convencer de que o produto/serviço realmente pode funcionar.

5. Estude sua audiência

Se prepare de acordo com o perfil de pessoas que farão parte da audiência do Pitch, para conseguir uma apresentação personalizada às preferências dos investidores. Conhecer as pessoas que vão prestigiar sua apresentação, é fundamental para estabelecer uma conexão positiva. Isso vai desde a utilização de uma linguagem customizada, gestos, tempo, foco do Pitch e recursos visuais.

Por exemplo: imagine que sua solução é na área de Business Intelligence (BI) e que você terá duas oportunidades de vender sua ideia. Na primeira, você tratará com um possível investidor que atua na área e tem total conhecimento sobre o assunto. Na segunda, você conversará com um possível investidor que costuma apoiar projetos que o convençam que são bons, mas que não conhece quase nada sobre a área de tecnologia e inteligência de negócios.

Você precisará de abordagens diferentes para conseguir convencer e obter o resultado esperado.

6. Seja transparente com os investidores

Diga em qual estágio o negócio se encontra, o valor de investimento necessário e para que será utilizado. Apresentar métricas e projeções financeiras que embasem a proposta faz a diferença no convencimento.

Também proponha o valor a ser cobrado pelo produto destacando os pontos diferenciais e as vantagens comerciais e de crescimento.

Confira mais dicas para o pitch:

• Comece falando quem você é, de onde é, o que faz e no que trabalha. Use frases diretas e resuma a ideia principal do seu negócio;

• Durante o discurso, mude a nuance da voz e enfatize os pontos fortes da proposta;

• Use frases contagiantes, uma apresentação com um ótimo design e elementos personalizados;

• Cronometre antes sua apresentação para que não ultrapasse o tempo permitido e treine muito. Apresente seu Pitch a familiares e amigos para perceber se eles estão entendendo sua mensagem e para aprimorar o tempo;

• Ao saber sobre seu público-alvo, domine até os temas que não serão abordados na apresentação, para ficar preparado para as perguntas;

• Crie uma sequência lógica;

• Treine a tranquilidade para o momento da apresentação. Isso é essencial para um pitch de sucesso;

• Apresente uma projeção financeira realista e mostre como pode oferecer alta escalabilidade, baixo custo e rápido crescimento;

• Seja claro e objetivo.

Esperamos que nossas dicas possam ter te ajudado! Caso você necessite de mais informações e materiais, o convidamos a acessar nosso portal e conferir todas as nossas soluções gratuitas!

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SN
SORIANY SIMAS NEVES
Há 1 ano atrás

Gostei, muito completo

Sebrae SC Há 1 ano atrás

Olá, soriany!
Ficamos felizes com o seu feedback em relação aos nossos cursos e conteúdos. Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo consumido e te convidamos a conhecer outras soluções disponíveis. Esperamos você!

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